FACEBOOK
POSTAGENS
Crie o seu avatar
PARCEIROS DO FOGE
Últimos assuntos
TWITTER

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

Mensagem por allesluge em Ter Fev 26, 2013 10:37 am

PROPOSTA DE REDAÇÃO( ENEM 2006)

Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então,mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que
passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra,já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de
atribuir significado ao que lê.
----
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa.
Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras In TAM Magazine
-----
Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o
negro.Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo;ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos.Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
----
Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito
do seguinte tema:
O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
O texto nãodeve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas.
A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta.
O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno
-------
REDAÇÃO

No mundo do trens e aviões que superam a velocidade do som,do homem que foi à lua e da internet,onde está o livro? onde está o prazer em lê-lo? e o tempo para tal?. A sociedade atual ,diante da velocidade que a tecnologia lhe impôs,rebaixou o livro a uma posição secundária pois ninguém tem mais tempo para folhear páginas que lhe tirarão da realidade.

Quem disse que não é possível o homem não passar fome e viver em paz? quando se lê um livro tudo isso é possível. A imaginação cria,muda,inverte e desfaz. Personagens tão diferentes ou tão parecidos com o leitor inspira-o a mudar ou continuar a criar um mundo que sonhou quando leu um livro.

Não é exagero dizer que a Europa renasceu após a invenção da imprensar por Gutemberg. Livros que antes estavam sob o monopólio da igreja alcançaram uma maior parcela da população. Alguns históriadores até mesmo afirmam que a reforma protestante é a filha da imprensa e o estudo da ciência no renascimento cultural só foi possível graças à ela. Ou seja,livros que mudaram o mundo porque antes mudaram a forma de vê-lo no consciente de cada leitor.

Infelizmente os livros não são prioridade no século XXI. Muita tecnologia já os substituiram como o 'tablet', 'audiobooks'(livros em áudio) e o cinema que faz adaptações de algumas histórias escritas. Embora o cinema distorça a história e os 'tablets' e 'audiobooks' eliminem o papel,qualquer forma de divulgação é válida mesmo com as adaptações para a sociedade tecnológica. Assim,a escola tem um papel fundamental na ajuda com textos de outra época,bem como o governo na implantação de bibliotecas em áreas mais isoladas e incentivo da leitura por meio da mídia.

allesluge
Sou nível 2
Sou nível 2

Mensagens: 6
Data de inscrição: 19/02/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA

Mensagem por Thiago Reversi em Qua Fev 27, 2013 1:05 pm

No mundo [DE] trens e aviões que superam a velocidade do som[;] do homem que foi à lua e da internet, onde [ESTARÁ] o livro? onde está [O] prazer em lê-lo? e o [T]empo para tal? [SEM PONTO] A sociedade atual, diante da velocidade que a tecnologia lhe impôs, [RELEGOU][1] o livro a uma posição secundária[,] pois [PARECE QUE QUASE] ninguém tem mais tempo para folhear páginas que lhe [CONDUZIRÃO A UMA NOVA][1] realidade.
[1] - IMPRECISÃO VOCABULAR.

Quem disse que não é possível o homem não passar fome e viver em paz? [Q]uando se lê um livro[,] tudo isso é possível. A imaginação cria, muda, inverte e desfaz. Personagens tão diferentes[,] ou tão parecidos com o leitor[,] [INSPIRAM-NO] a mudar ou continuar a criar um mundo que sonhou quando leu um livro.

Não é exagero dizer que a Europa renasceu após a invenção da [IMPRENSA] por Gutemberg. Livros que antes estavam sob o monopólio da igreja alcançaram uma maior parcela da população. Alguns hist[O]riadores até mesmo afirmam que a [R]eforma [P]rotestante é a filha da imprensa[,] e o estudo da ciência no [R]enascimento [C]ultural só foi possível graças [A] ela. Ou seja, livros que mudaram o mundo[,] porque antes mudaram a forma de vê-lo[2] no consciente de cada leitor.
[2] - A QUEM REFERE-SE O PRONOME "LO"? NÃO FICOU PRECISO.

Infelizmente[,] os livros não são prioridade no século XXI[, SENDO QUE] [m]uita tecnologia já os substitu[Í]ram como o 'tablet', 'audiobooks' (livros em áudio) e o cinema[,] que faz adaptações de algumas histórias escritas. Embora o cinema distorça a história[,] e os 'tablets' e 'audiobooks' eliminem o papel, qualquer forma de divulgação é válida[,] mesmo com as adaptações para a sociedade tecnológica. Assim, a escola tem um papel fundamental na ajuda com textos de outra época, bem como o [G]overno na implantação de bibliotecas em áreas mais isoladas e incentivo da leitura por meio da mídia.

CARO MEMBRO, VOCÊ REDIGIU UM ÓTIMO TEXTO. CONTUDO, A SUA NOTA FOI UM POUCO COMPROMETIDA EM FUNÇÃO DOS DESVIOS. ATENTE-SE A ELES.
NOTA: 8,0
CONTINUE ESCREVENDO!
ESPERO TER AJUDADO.


RECOMENDAÇÕES DO FÓRUM:

1-) O MEMBRO DO FOGE PODE POSTAR ATÉ 2 (DOIS) TEXTOS POR SEMANA;
2-) POSTAR A COLETÂNEA (SE POSSÍVEL) E TEMA (OBRIGATORIAMENTE), REFERENTES AO TEXTO A SER CORRIGIDO;
3-) ENTRE OS PARÁGRAFOS, PULAR 1 LINHA, A FIM DE FACILITAR A CORREÇÃO DOS CORRETORES;
4-) SE O TEXTO JÁ FOI CORRIGIDO, E O MEMBRO, AINDA ASSIM, QUISER CONTRA-ARGUMENTAR OU SOLICITAR O ESCLARECIMENTO DE ALGUMA DÚVIDA, MANDE UMA MENSAGEM PRIVADA AO CORRETOR DE SEU TEXTO JUNTAMENTE COM O LINK DO TEXTO EM QUESTÃO;
5-) AO POSTAR O TEXTO, EVITE RESPONDÊ-LO, POIS OS CORRETORES DÃO PREFERÊNCIA AOS TEXTOS QUE NÃO APRESENTAM RESPOSTAS (ZERO RESPOSTA).

O FÓRUM CONTA COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS,

THIAGO REVERSI


Thiago Reversi
2º Gestor Máximo
2º Gestor Máximo

Mensagens: 510
Data de inscrição: 23/11/2012
Idade: 24
Localização: Uberaba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum