FACEBOOK
POSTAGENS
Crie o seu avatar
PARCEIROS DO FOGE
TWITTER

Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Mensagem por Augustina Bezerra em Dom Mar 03, 2013 8:15 pm

Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

A educação costuma ser apontada como um dos principais direitos sociais, devido aos benefícios que pode proporcionar ao cidadão. Uma recente pesquisa internacional, por exemplo, revelou que quem estuda é mais feliz. Outro argumento muito usado em favor da educação formal são os índices econômicos e trabalhistas, pois quem estuda normalmente ocupa os postos de trabalho mais bem pagos e consegue uma qualidade de vida melhor. Mas há exceções: de Sílvio Santos a Bill Gates, são vários os exemplos de indivíduos que conquistaram sucesso pessoal e profissional sem possuir um diploma universitário, assim como muitos também são os casos de pessoas formadas que não se sentem realizadas. O que você pensa disso? Estudar pode tornar as pessoas mais felizes? Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida? Veja os textos de apoio e discuta essas questões em uma dissertação argumentativa de até 30 linhas.
Envie sua redação
Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:


Estudar faz pessoas serem mais felizes e viverem mais

Um estudo recente sobre aspectos da educação mostra que quem estuda mais tende a ser mais feliz e ter uma expectativa de vida maior. O levantamento What are the social benefits of education? (Quais são os benefícios sociais da educação?, em tradução livre) foi produzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e realizado em 15 países membros da organização – do qual o Brasil não faz parte.



"A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais", dizem os autores da pesquisa.



Segundo o estudo, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas de sua vida. Esse nível de satisfação pessoal é de, em média, 18% a mais para quem tem nível superior em relação àquelas que pararam no ensino médio.



Em relação ao aumento da expectativa de vida, o estudo mostra que um homem de 30 anos, por exemplo, pode viver mais 51 anos, caso tenha formação superior, enquanto aquele que cursou apenas o ensino médio viveria mais 43, ou seja, oito anos menos. Essa disparidade é mais acentuada na República Tcheca, onde os graduados podem viver 17 anos a mais. Já os portugueses, asseguraram a diferença mais baixa, apenas 3.



(...)

Participação política

Em outro capítulo desse mesmo levantamento, realizado com um grupo de 27 países, a OCDE chegou à conclusão de que 80% dos jovens com ensino superior vão às urnas, enquanto o número cai para 54% entre aqueles que não têm formação superior. Os adultos mais escolarizados também são mais engajados quando o assunto é voluntariado, interesse político e confiança interpessoal.



[UOL Educação]


Milionários sem diploma

Bill Gates abandonou Harvard, montou a Microsoft, e se tornou um dos homens mais ricos do mundo com uma fortuna de US$ 58 bilhões. Samuel Klein veio da Polônia para o Brasil fugido de um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial, começou a vender utensílios domésticos de porta em porta, fundou as Casas Bahia e hoje é o rei do varejo brasileiro com uma empresa que faturou R$ 12,5 bilhões em 2007. Silvio Santos, um camelô no Rio de Janeiro, virou dono de mais de 30 empresas e do canal de televisão SBT. O que todos esses empresários com histórias tão diferentes têm em comum? Além de patrimônios que ultrapassam nove dígitos, nenhum possui diploma de curso superior. Ou abandonaram o mundo acadêmico antes de conquistar o diploma ou nem mesmo tiveram a chance de chegar lá. Aprenderam na marra, quebraram a cara em algumas ocasiões, porém, triunfaram.

(...)

Com base nos textos acima, elabore sua redação sobre o tema Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?.

Redação:

O pressuposto para uma vida bem sucedida

Hoje em dia, uma das coisas mais valorizadas na sociedade é o estudo, considerado garantia de uma vida social bem sucedida. Contudo, há muitos exemplos de pessoas que atingiram o auge de sua vida profissional sem possuírem ao menos o ensino básico. Com isso, nos questionamos até onde o grau de escolariade se torna pressuposto de uma vida afortunada e próspera.

As críticas ao governo (com base em causas sociais) se baseiam principalmente na melhoria das escolas públicas e no discurso de que o único meio para uma pessoa ter um bom status social e uma melhor condição de vida é através do estudo.Essa visão foi influenciada pelas relações históricas de nossa sociedade, em que eram valorizados a especialização mental ao invés da força bruta (geralmente condicionada aos escravos) e artística, desvalorizada.

Contudo, ainda encontramos pessoas que alcançaram o sucesso profissional sem a necessidade do estudo especializado, mas que ainda são minoria no planeta.

A educação garante muitos benefícios e é o meio mais garantido de se garantir uma carreira profissional bem sucedida e uma vida mais feliz, com isso devemos investir nela, pois o que faz uma pessoa alcançar o auge sem a escolaridade necessária é algo raro na sociedade e até o momento o estudo é realmente pressuposto de uma vida afortunada e próspera, sinônimo de felicidade.

Augustina Bezerra
Sou nível 3
Sou nível 3

Mensagens: 30
Data de inscrição: 27/12/2012
Idade: 16

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Mensagem por Kickletter em Sab Mar 09, 2013 10:56 pm

O pressuposto para uma vida bem sucedida

Hoje em dia, uma das coisas mais valorizadas na sociedade é o estudo, considerado garantia de uma vida social bem sucedida. Contudo, há muitos exemplos de pessoas que atingiram o auge de sua vida profissional sem possuírem ao menos o ensino básico. Com isso, nos questionamos até onde o grau de escolariade se torna pressuposto de uma vida afortunada e próspera.

As críticas ao governo (com base em causas sociais) se baseiam principalmente na melhoria das escolas públicas e no discurso de que o único meio para uma pessoa ter um bom status social e uma melhor condição de vida é através do estudo. Essa visão foi influenciada pelas relações históricas de nossa sociedade, em que eram valorizados [VALORIZADA*, POIS "ESPECIALIZAÇÃO MENTAL" ESTÁ NO SINGULAR] a especialização mental ao invés da força bruta (geralmente condicionada aos escravos) e artística, desvalorizada. [NÃO ENTENDI. O QUE ESSE TERMO FAZ AQUI? RETIRE-O DAÍ E VEJA QUE NADA DO SENTIDO SERÁ ALTERADO. DEIXE-O AÍ E VOCÊ TERÁ UM DESVIO DE CLAREZA]

Contudo, ainda encontramos pessoas que alcançaram o sucesso profissional sem a necessidade do estudo especializado, mas que ainda são minoria no planeta. [PARÁGRAFO FRACO, MAL DESENVOLVIDO. VOCÊ PODERIA FALAR MAIS SOBRE ESSAS PESSOAS QUE ALCANÇARAM O SUCESSO PROFISSIONAL SEM A NECESSIDADE DO ESTUDO ESPECIALIZADO, POR EXEMPLO. EVITE FAZER PARÁGRAFOS COM UM ÚNICO PERÍODO]

A educação garante muitos benefícios [QUE BENEFÍCIOS? FALTOU EXEMPLIFICAR!] e é o meio mais garantido de se garantir [VEJA QUE AS PALAVRAS "GARANTIDO" E "GARANTIR" SÃO PARECIDAS FONETICAMENTE. EVITE REPETIR TERMOS PARECIDOS ASSIM DE FORMA DESNECESSÁRIA] uma carreira profissional bem sucedida e uma vida mais feliz, com isso devemos investir nela, pois o que faz uma pessoa alcançar o auge sem a escolaridade necessária é algo raro na sociedade e até o momento o estudo é realmente pressuposto de uma vida afortunada e próspera, sinônimo de felicidade. [EVITE PERÍODOS LONGOS DEMAIS. FALTOU CLAREZA NESTA CONCLUSÃO POR CONTA DISSO]

-------------------------------------------

NOTA(S) DE CORREÇÃO: sempre releia a sua redação atentamente para evitar erros de clareza e de convenção de escrita desnecessários.


COMENTÁRIOS:
1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: você apresenta alguns desvios de concordância e de formulação escrita, demonstrando um bom domínio da norma padrão. Nota 160.

2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: a proposta-tema não foi explorada e você não respeitou integralmente os limites do texto dissertativo-argumentativo. Você não se posicionou sobre o tema e não conseguiu mostrar argumentos estáveis que defendam a sua tese. Nota 20.

3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: faltou você desenvolver o tema e trazer a sua opinião (que não foi bem esclarecida) para a realidade, utilizando-se de fatos históricos, políticos, filosóficos, científicos, enfim, para dar autoria à sua argumentação. Além disso, sempre releia a redação para evitar erros de clareza. Nota 100.

4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação: os desvios foram destacados em azul e/ou devidamente comentados. Evite períodos longos demais e parágrafos com apenas um único período. A redação dissertativa ou dissertativo-argumentativa deve conter quatro ou cinco parágrafos, sendo que, em cada parágrafo, haja uma quantidade razoável de períodos (dois ou três, por exemplo). Recomendo um uso mais aprofundado nos seguintes assuntos: uso da vírgula, coesão e coerência. Nota 100.

TOTAL: 380 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 4,75


Continue escrevendo!

---------------------------------------

RECOMENDAÇÕES DO FÓRUM:

1-) O MEMBRO DO FOGE PODE POSTAR ATÉ 2 (DOIS) TEXTOS POR SEMANA;
2-) POSTAR A COLETÂNEA (SE POSSÍVEL) E TEMA (OBRIGATORIAMENTE), REFERENTES AO TEXTO A SER CORRIGIDO;
3-) ENTRE OS PARÁGRAFOS, PULAR 1 LINHA, A FIM DE FACILITAR A CORREÇÃO DOS CORRETORES;
4-) SE O TEXTO JÁ FOI CORRIGIDO, E O MEMBRO, AINDA ASSIM, QUISER CONTRA-ARGUMENTAR OU SOLICITAR O ESCLARECIMENTO DE ALGUMA DÚVIDA, MANDE UMA MENSAGEM PRIVADA AO CORRETOR DE SEU TEXTO JUNTAMENTE COM O LINK DO TEXTO EM QUESTÃO;
5-) AO POSTAR O TEXTO, EVITE RESPONDÊ-LO, POIS OS CORRETORES DÃO PREFERÊNCIA AOS TEXTOS QUE NÃO APRESENTAM RESPOSTAS (ZERO RESPOSTA).

O FÓRUM CONTA COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS,

Kickletter
Diretor Geral de Ensino
Diretor Geral de Ensino

Mensagens: 686
Data de inscrição: 20/01/2013
Localização: São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Mensagem por Augustina Bezerra em Dom Mar 10, 2013 5:38 pm

Muito obrigada pela correção Very Happy .
Encontra-se abaixo a reescrita da mesma :

O pressuposto para uma vida bem sucedida.

A educação é essencial para uma vida em sociedade como a nossa, ela é o principal meio para a garantia de um emprego, e com ele a manutenção de satisfação e segurança em diferentes situações da vida.

O estudo é fundamental, pois garante apenas benefícios ao indivíduo; além de o tornar um profissional qualificado e apto para o mercado de trabalho, pesquisas indicam que a educação também resulta em um ser mais feliz, capaz de ascender socialmente com maior facilidade e de conseguir uma vida mais duradoura e de melhor qualidade.

Contudo, nem todos os cidadãos têm oportunidade à uma boa educação, e muitos acabam abandonando a escola. Mesmo assim, algumas pessoas sem possuírem qualquer diploma alcançam sucesso pessoal e profissional, ocasionado por fatores como um talento em especial, investimentos pessoais e até mesmo a sorte.

Constata-se, em virtude dos fatos mencionados, que a educação é realmente essencial, e as exceções de pessoas que triunfaram sem ela são um caso à parte. Com isso, devemos investir na aprendizagem dos jovens, principalmente de escolas públicas, aumentando os salários dos professores e a qualificação dos mesmos, para que passem a dar melhores aulas e mais incentivadoras. Desse modo, contribuíremos para um país mais justo, com pessoas tendo seus sonhos realizados através do estudo, que lhes garantirá uma vida profissional bem sucedida.


Obs.: Você poderia corrigir a redação de acordo com os 5 critérios do Enem?

Obrigada pela atenção.

Augustina Bezerra
Sou nível 3
Sou nível 3

Mensagens: 30
Data de inscrição: 27/12/2012
Idade: 16

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

Mensagem por Kickletter em Dom Mar 10, 2013 10:21 pm

O pressuposto para uma vida bem sucedida. [TÍTULOS NÃO PRECISAM SER ENCERRADOS COM PONTO FINAL]

A educação é essencial para uma vida em sociedade como a nossa, [EVITE PERÍODOS LONGOS DEMAIS. AQUI, VOCÊ PODERIA TER DEIXADO UM PONTO FINAL AO INVÉS DESSA VÍRGULA. RELEIA O PARÁGRAFO FAZENDO ESSAS ALTERAÇÕES RECOMENDADAS E VOCÊ PERCEBERÁ A DIFERENÇA] ela é o principal meio para a garantia de um emprego, e com ele a manutenção de satisfação e segurança em diferentes situações da vida.

O estudo é fundamental, pois garante apenas benefícios ao indivíduo; além de o tornar um profissional qualificado e apto para o mercado de trabalho, pesquisas indicam [QUE PESQUISAS? FALTOU AUTORIA!] que a educação também resulta em um ser mais feliz, capaz de ascender socialmente com maior facilidade e de conseguir uma vida mais duradoura e de melhor qualidade.

Contudo, nem todos os cidadãos têm oportunidade à [A*] uma boa educação, e muitos acabam abandonando a escola. Mesmo assim, algumas pessoas sem possuírem [POSSUIREM*] qualquer diploma alcançam sucesso pessoal e profissional, ocasionado por fatores como um talento em especial, investimentos pessoais e até mesmo a sorte.

Constata-se, em virtude dos fatos mencionados, que a educação é realmente essencial, e as exceções de pessoas que triunfaram sem ela são um caso à [AQUI NÃO TEM CRASE!] parte. Com isso, devemos investir na aprendizagem dos jovens, principalmente de escolas públicas, aumentando os salários dos professores e a qualificação dos mesmos, para que passem a dar melhores aulas e mais incentivadoras. Desse modo, contribuíremos para um país mais justo, com pessoas tendo seus sonhos realizados através do estudo, que lhes garantirá uma vida profissional bem sucedida.

--------------------------------------------

NOTA(S) DE CORREÇÃO: a sua redação foi recorrigida. Você não precisa fazer uma terceira refacção dela. Procure explorar um outro tema ao invés de ficar focado só nesse.


COMENTÁRIOS:
1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: você demonstrou bom domínio da norma padrão, apresentando alguns desvios de crase e de convenção de escrita. Nota 160.

2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: a proposta foi compreendida e bem embasada; contudo, volto a dizer: você não trouxe integralmente a situação para a realidade. A sua argumentação ficou previsível, dentro do senso comum. Nota 140.

3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: como dito, você fez argumentos previsíveis, de senso-comum. Você deveria ter exemplificado a sua argumentação com base em argumentos filosóficos, políticos, históricos, científicos, enfim, para dar autoria ao seu texto. Além disso, evite generalizações como você fez em "pesquisas indicam". Isso dá vacância à sua produção. Nota 120.

4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação: evite períodos longos demais. Cada parágrafo deve conter de dois a três períodos. Recomendo um estudo mais aprofundado em estrutura dissertativa e no uso de pontuação. Outra coisa: evite misturar as pessoas do discurso. Veja que no último parágrafo você utilizou "constata-se..." (terceira pessoa do singular caracterizando indeterminância de sujeito) e, no mesmo parágrafo, utilizou "...devemos investir..." (primeira pessoa do plural). Evite fazer isso. Ou faça um ou faça outro. Nota 140.

5) Elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos: a sua proposta de intervenção foi clara e não foi inovadora, isto é, não saiu do senso-comum. Você mostrou modos de como resolver o problema. Nota 140.

TOTAL: 700 PONTOS DE 1000 POSSÍVEIS
NOTA: 700 (ENEM) / 7,0


Continue escrevendo!

---------------------------------------

RECOMENDAÇÕES DO FÓRUM:

1-) O MEMBRO DO FOGE PODE POSTAR ATÉ 2 (DOIS) TEXTOS POR SEMANA;
2-) POSTAR A COLETÂNEA (SE POSSÍVEL) E TEMA (OBRIGATORIAMENTE), REFERENTES AO TEXTO A SER CORRIGIDO;
3-) ENTRE OS PARÁGRAFOS, PULAR 1 LINHA, A FIM DE FACILITAR A CORREÇÃO DOS CORRETORES;
4-) SE O TEXTO JÁ FOI CORRIGIDO, E O MEMBRO, AINDA ASSIM, QUISER CONTRA-ARGUMENTAR OU SOLICITAR O ESCLARECIMENTO DE ALGUMA DÚVIDA, MANDE UMA MENSAGEM PRIVADA AO CORRETOR DE SEU TEXTO JUNTAMENTE COM O LINK DO TEXTO EM QUESTÃO;
5-) AO POSTAR O TEXTO, EVITE RESPONDÊ-LO, POIS OS CORRETORES DÃO PREFERÊNCIA AOS TEXTOS QUE NÃO APRESENTAM RESPOSTAS (ZERO RESPOSTA).

O FÓRUM CONTA COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS,

Kickletter
Diretor Geral de Ensino
Diretor Geral de Ensino

Mensagens: 686
Data de inscrição: 20/01/2013
Localização: São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum