FACEBOOK
POSTAGENS
Crie o seu avatar
PARCEIROS DO FOGE
TWITTER

Redação pmerj tema: a mentira tem perna curta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Redação pmerj tema: a mentira tem perna curta

Mensagem por mario marcelo em Sab Mar 09, 2013 3:30 pm

Texto 2
A verdade acontece naturalmente, a mentira é antinatural. A verdade não deixa dúvidas, a mentira alimenta-se delas. A verdade esclarece e mostra que não só há um caminho, enquanto a mentira confunde mostrando vários. A verdade nasce e prevalecerá eternamente, enquanto que a mentira será aniquilada. A verdade é eterna, enquanto que a mentira se desfaz .

minha redação

Tema bastante complexo para a sociedade, cercado de polêmicas, a mentira é uma escolha das mais fáceis. Enquanto alguns optam por mentir, outros preferem genuinamente ver a verdade. Mesmo sendo sacrificante; ainda assim, a melhor opção talvez seja que a lealdade prevaleça.

Desse modo, há cidadãos confiando na clareza dos fatos, acreditando ser mais fácil ficar com sua consciência tranqüila a que carregar culpa sobre algo; o qual poderia ter relatado e não o fez.

Entretanto, muitas pessoas decidem viver mentindo, com o objetivo de beneficiar-se em relação às outras, como aquelas que cometem crimes e negam em juízo, com o objetivo de livrar-se das acusações. Contudo, essa maneira de persuadir, usada por quem escolhe ocultar algo; tem sido a alguns, solução de desvencilha-se de vários problemas.

Assim parece ficar claro que a melhor atitude a tomar seja a sinceridade. Afinal, além de o engano mostrar vários caminhos; sendo opção aparentemente ligeira e sedutora; a veracidade predomina trazendo às claras o que está escondido.


Por favor corrijam. Aguardo, obrigado.


Última edição por mario marcelo em Seg Mar 11, 2013 9:06 pm, editado 1 vez(es)

mario marcelo
Sou nível 1
Sou nível 1

Mensagens: 1
Data de inscrição: 09/03/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Redação pmerj tema: a mentira tem perna curta

Mensagem por Kickletter em Seg Mar 18, 2013 2:54 pm

(sem título)

Tema bastante complexo para a sociedade, cercado de polêmicas, ["MENTIRA" NÃO É UM TEMA POLÊMICO, POIS ELA É ALGO SUBJETIVO E QUE ESTÁ PRESENTE NA MENTE E NO COTIDIANO DE TODOS OS INDIVÍDUOS. CUIDADO COM A ESCOLHA DE ARGUMENTOS! TEMAS POLÊMICOS SÃO AQUELES QUE APRESENTAM DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES COMO ABORTO, DROGAS, ETC.] a mentira é uma escolha das mais fáceis. Enquanto alguns optam por mentir, outros preferem genuinamente ver a verdade. Mesmo sendo sacrificante; [A RELAÇÃO AQUI NÃO É DE COORDENAÇÃO PARA VOCÊ UTILIZAR O PONTO E VÍRGULA. AQUI DEVERIA SER UMA VÍRGULA] ainda assim, a melhor opção talvez seja que a lealdade prevaleça.

Desse modo, há cidadãos confiando na clareza dos fatos, acreditando ser mais fácil ficar com sua consciência tranqüila [TRANQUILA*] a que carregar culpa sobre algo; o qual poderia ter relatado e não o fez.

Entretanto, muitas pessoas decidem viver mentindo, com o objetivo de beneficiar-se [SE BENEFICIAREM*] em relação às outras, como aquelas ["AQUELAS", ALÉM DE SER UMA MARCA DE ORALIDADE, É AMBÍGUO. AQUELAS QUEM? QUEM MENTE OU QUEM FALA A VERDADE? AQUI DEVERIA SER "QUEM"] que cometem [COMETE*, POR CADEIA DE CORREÇÃO] crimes e negam [NEGA*, POR CADEIA DE CORREÇÃO] em juízo, com o objetivo de livrar-se das acusações. Contudo, essa maneira de persuadir, usada por quem escolhe ocultar algo; [MAIS UMA VEZ: AQUI A RELAÇÃO NÃO É DE COORDENAÇÃO PARA VOCÊ USAR O PONTO E VÍRGULA. AQUI DEVERIA SER UMA VÍRGULA] tem sido a alguns, solução de desvencilha-se de vários problemas. [A PARTE GRIFADA EM VERDE ESTÁ CONFUSA PORQUE VOCÊ MONTOU A EXPRESSÃO "DE DESVENCILHA-SE" DE FORMA ERRADA. AQUI, O CORRETO DEVERIA SER "CONTUDO, ESSA MANEIRA DE PERSUADIR, USADA POR QUEM QUER OCULTAR ALGO, TEM SIDO PARA ALGUNS UMA SOLUÇÃO QUE DESVENCILHA VÁRIOS PROBLEMAS]

Assim parece ficar claro que a melhor atitude a tomar seja a sinceridade. Afinal, além de o engano mostrar vários caminhos; [MAIS UMA VEZ: AQUI A RELAÇÃO NÃO É DE COORDENAÇÃO PARA VOCÊ USAR O PONTO E VÍRGULA. AQUI DEVERIA SER UMA VÍRGULA] sendo opção aparentemente ligeira e sedutora; [MAIS UMA VEZ: AQUI A RELAÇÃO NÃO É DE COORDENAÇÃO PARA VOCÊ USAR O PONTO E VÍRGULA. AQUI DEVERIA SER UMA VÍRGULA] a veracidade predomina trazendo às claras o que está escondido.

----------------------------------------------

NOTA(S) DE CORREÇÃO: sempre releia atentamente a sua redação para evitar erros desnecessários.


COMENTÁRIOS:
1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: você demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando um sério desvio de pontuação e alguns desvios de colocação e montagem pronominal e convenção de escrita. Nota 80.

2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: você não explorou o tema como deveria ter explorado. Você não trouxe a situação para a realidade e não defendeu um ponto de vista (ou expôs um). Nota 40.

3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: faltou você ter exemplificado a sua argumentação para então expôr um argumento concreto e conclusivo. Você deveria ter utilizado a sua bagagem de conhecimento, utilizando-se de fatos históricos, científicos, filosóficos, políticos, enfim, para dar autoria ao seu texto. Também notei que você não tem um bom domínio na formação estrutural dos mecanismos linguísticos, pois você montou alguns trechos que ficaram ambíguos e/ou carentes de clareza. Nota 40.

4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação: recomendo um estudo mais adequado de pontuação, referenciação, coesão, coerência e ambiguidade. Nota 100.

TOTAL: 260 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 3,25


Continue escrevendo!

---------------------------------------

RECOMENDAÇÕES DO FÓRUM:

1-) O MEMBRO DO FOGE PODE POSTAR ATÉ 2 (DOIS) TEXTOS POR SEMANA;
2-) POSTAR A COLETÂNEA (SE POSSÍVEL) E TEMA (OBRIGATORIAMENTE), REFERENTES AO TEXTO A SER CORRIGIDO;
3-) ENTRE OS PARÁGRAFOS, PULAR 1 LINHA, A FIM DE FACILITAR A CORREÇÃO DOS CORRETORES;
4-) SE O TEXTO JÁ FOI CORRIGIDO, E O MEMBRO, AINDA ASSIM, QUISER CONTRA-ARGUMENTAR OU SOLICITAR O ESCLARECIMENTO DE ALGUMA DÚVIDA, MANDE UMA MENSAGEM PRIVADA AO CORRETOR DE SEU TEXTO JUNTAMENTE COM O LINK DO TEXTO EM QUESTÃO;
5-) AO POSTAR O TEXTO, EVITE RESPONDÊ-LO, POIS OS CORRETORES DÃO PREFERÊNCIA AOS TEXTOS QUE NÃO APRESENTAM RESPOSTAS (ZERO RESPOSTA).

O FÓRUM CONTA COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS,

Kickletter
Diretor Geral de Ensino
Diretor Geral de Ensino

Mensagens: 686
Data de inscrição: 20/01/2013
Localização: São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum