FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

TWITTER

Repetição de palavras

Ir em baixo

Resolvido Repetição de palavras

Mensagem por Thiago Vasc. em Ter 19 Mar 2013, 15:20

Olá, boa tarde!

Gostaria que essa dúvida fosse sanada.
Sempre ouço falar que não se deve repetir palavras em um texto dissertativo. Mas, até que ponto isso é verdade? O quanto eu não devo repetir, digo valores, quantidades de palavras... Três, cinco, duas? Quanto? Cheguei a ouvir que em uma redação de um vestibulando de Medicina não deve conter uma repetição! Mas na prática não consigo evita-las. Já exagerei, assim como já repetir pouquíssimas vezes, mas repetir e, quero saber como dominar isso. Onde, quando e como posso fazer uma repetição e quantas no máximo ou realmente não pode fazer nenhuma, enfim... Poderiam ajudar-me?

Thiago Vasc.
Sou nível 1
Sou nível 1

Resolvido Re: Repetição de palavras

Mensagem por jirafa em Qui 21 Mar 2013, 06:44

Olá, Thiago.

É difícil te dar um valor especifico, acho que o melhor que posso te dizer é pra repetir com parcimônia. Evite repetições próximas, diríamos, no mesmo parágrafo por exemplo. A repetição não é necessariamente um problema, mas se você consegue retomar fatos de outra maneira ou utilizando outros vocábulos, você está mostrando a qualidade do seu léxico, e isso impressiona o corretor.

Aliás, além de evitar repetir palavras em seu próprio texto, é bom também não utilizar as mesmíssimas palavras ou expressões da coletânea. Enfim, sempre que possível, é bom mostrar ao corretor quão rico é o seu vocabulário. Não precisa forçar, é claro, mas utilizar os vocábulos precisos em cada situação vai sempre aumentar sua nota.

E, para aumentar seu léxico, só conheço um jeito realmente eficiente: lendo. Smile

Espero ter te ajudado.

jirafa
Membro Vip
Membro Vip

Mensagem por Thiago Vasc. em Qui 21 Mar 2013, 11:28

Compreendo, jirafa. Realmente... É aquele velho truque, digamos, de reescrever sem alterar o teor da informação. Mas algo chamou minha atenção em sua resposta. Você falou sobre não copiarmos identicamente à coletânea. Sempre recorro a ela, principalmente como complemento a dados estatísticos. Daí a dúvida: Existe um limite quanto a recorrência a coletânea? Além desse cuidado que você orientou a tomar existem outros?

Obrigado.

Thiago Vasc.
Sou nível 1
Sou nível 1

Mensagem por jirafa em Qui 21 Mar 2013, 14:14

Exatamente. Smile

Olha, a coletânea existe para ser lida e usada. É possível redigir um bom texto utilizando apenas argumentos da coletânea e conseguir uma nota considerada boa. Porém, nunca será nota máxima.

Ou seja, não tem problema e nem limite para os dados da coletânea, a questão é sempre acrescentar, também, informações suas. É ver o que você tem na bagagem e buscar informações que complementem suas idéias.

Se você, no entanto, se deparar com um tema completamente desconhecido para você, é melhor utilizar as informações da coletânea e redigir um texto coerente do que tentar inventar e acabar escrevendo abobrinha. Mas, no geral, creio que a melhor saída seja selecionar um dado, uma estatística ou um argumento de opinião que corrobore com sua tese e o resto deixa por sua conta mesmo.

jirafa
Membro Vip
Membro Vip

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: