FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

Matheusz110

TWITTER

qual o segredo para fazer uma redação dissertativa argumentativa aceitavel?

Ir em baixo

Resolvido qual o segredo para fazer uma redação dissertativa argumentativa aceitavel?

Mensagem por chicotripa em Qui 02 Maio 2013, 15:50

nunca fui um extraordinario  escritor  mas utimamente so consigo fazer as redações com muita dificuldade
e dificilmente se sai uma redação aceitavel,geralmente me perco nas ideias acabo me atrapalhando e não
escrevendo uma argumentação convincente,queria algumas dicas dos amigos do foge e se possivel me
ajudarem a sanar algumas duvidas,quando tenho um tema que é uma afirmação,por exemplo,"Os recursos
tecnologicos melhoram a qualidade de vida das pessoas",como eu posso fazer uma redação a partir desse
tema? obrigado e parabéns por essa admiravel iniciativa

chicotripa
Sou nível 1
Sou nível 1

Resolvido Re: qual o segredo para fazer uma redação dissertativa argumentativa aceitavel?

Mensagem por marcelobarbosa em Seg 06 Maio 2013, 15:53

Olá,

Vou tentar ser bem sucinto na resposta.

Uma redação dissertativa-argumentativa deve ter, no mínimo, estes requisitos:

1) Introdução ( onde você afirma sua opinião sobre o tema e, também, as ideias que justificam tal opinião)

2) Desenvolvimento ( com no mínimo 2 parágrafos. Cada um deles será destinado a cada ideia que acima - na introdução - você citou)

3) Conclusão ( Aqui você poderá, a depender do desenvolvimento, colocar um resumo do que foi exposto, ou propor uma resolução para a problemática relatada)

Lembrando, ainda, de utilizar sempre uma linguagem formal, abusar do uso correto de conectivos, não cometer desvios gramáticais, além de ter coerência entre as ideias apresentadas sobre sua opinião acerca do tema proposto.

Vou lhe dar uma dica: seja crítica em suas opiniões. Reflita sempre quando ouvir alguma notícia, procurando saber seus fundamentos, suas causas e consequências. Isso te ajudará a ter boas opiniões sobre os mais diversos temas que são propostos pelas bancas e vestibulares. Assista a bastante telejornais. Ouça estações de rádio de notícias.

Sobre sua última dúvida, perceba o seguinte: você acha, por exemplo, que a criação da internet facilitou a disseminação do conhecimento, ou, pelo contrário, prejudicou? É claro que você concorda com a primeira resposta. Mas, por outro lado, a criação de indústrias não sustentáveis, na maioria das vezes, piora essa qualidade de vida, ao lançar milhões de toneladas de gase tóxicos na atmosfera. Veja: eu tenho uma opinião sobre esse tema, que, é claro, não surgiu do nada em minha mente; isso é resultado da minha procura em ler sobre esses assuntos e, a partir daí, ter uma opinião sobre esse tema.

Por isso que você sempre ouvi dizer que nós devemos ler, e ler, e ler...sempre, cada vez mais. Sabe por quê? Porque os examinadores podem observar, através de sua redação, se você é uma pessoa interada sobre os acontecimentos, ou se é uma alienada.

E você, por demonstrar interesse sobre esse assunto, pode ter a certeza de que, com esforço e prática, será uma ótima redatora.
marcelobarbosa
Membro Destaque
Membro Destaque

Permissão deste fórum: