FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

TWITTER

Problema com períodos longos

Ir em baixo

Resolvido Problema com períodos longos

Mensagem por StorScorpion111 em Sab 06 Jul 2013, 20:28

Como eu tenho um limite de 20 linhas na redação que irei fazer para uma Instituição, pretendo fazer 4 linhas de introdução. Contudo, vejo algumas críticas em relação às introduções com um único período. E, de certa forma, dificilmente eu consigo construir uma introdução de 4 linhas sem ser dessa forma, pois sempre o tópico frasal ocupa as 4 linhas.

Um exemplo recente que estava fazendo:

Introdução: "As reivindicações populares  ocorridas neste ano utilizam a ideia de liberdade de expressão da Democracia a fim de cobrar ações governamentais mais justas."

Parece que eu não consigo expor algo além do tópico frasal.

StorScorpion111
Sou nível 4
Sou nível 4

Resolvido Re: Problema com períodos longos

Mensagem por richardson gutemberg em Sab 06 Jul 2013, 22:16

Olá, amigo!
Então, esse é um caso bastante comum. 
Qualquer parágrafo composto por um único período é mal visto pelos corretores, pois complica a compreensão e as ideias, muitas vezes, não ficam bem unidas.
A respeito da introdução, esse caso é muito simples de solucionar. 
É bom que ela tenha dois períodos, um reservado para a apresentação do tema e outro para a tese. 
Já que você tem esse problema, faça uma apresentação bem básica do tema e exponha logo a tese. No outro período você apresenta os argumentos que serão usados para apoiá-la. Simples, né?

Olha só o teu exemplo: "As reivindicações populares  ocorridas neste ano utilizam a ideia de liberdade de expressão da Democracia a fim de cobrar ações governamentais mais justas."
-Nesse caso, perceba que não há uma tese, e sim uma apresentação do tema. No outro período é só expor a tua opinião: Com isso, as [1]reivindicações vão modificar o Brasil.
1ª Olha a tese aqui. Depois é só escolher argumentos que deem apoia a ela, ou seja, por que vai modificar o Brasil? Os governantes estarão aptos a cumprir a sua tarefa e os nossos direitos estarão mais seguros
2ª Exemplos de argumento. Porém busque algo mais consistente. Pois a redação é tua. 

É só praticar! Eu consegui, então você também consegue.
richardson gutemberg
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem por Marcelo S. Souza em Dom 07 Jul 2013, 13:59

É isso aí, Richardsom!!
Ótima explanação! Assim, fica mais fácil para os membros conseguirem internalizar as informações, pois foram expostas de forma clara e inequívoca!!
Marcelo S. Souza
Membro Vip
Membro Vip

Mensagem por StorScorpion111 em Dom 07 Jul 2013, 14:39

Obrigado Richardsom. Irei tentar por estas observações em prática.

StorScorpion111
Sou nível 4
Sou nível 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: