FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

TWITTER

concordância de gênero

Ir em baixo

Resolvido concordância de gênero

Mensagem por Bruno B. em Sex 04 Out 2013, 12:59

Olá, pessoal do FOGE,

eu estava lendo um artigo (link aqui: http://elo.com.br/portal/colunistas/ver/225075/educacao-e-esporte--poderosas-ferramentas-de-inclusao-social.html) e fiquei em dúvida sobre a concordância nominal de um adjetivo com dois substantivos a qual ele se refere. O trecho é o seguinte:

"...como crianças e adolescentes mais concentradas na sala de aula, disciplinadas e fora das ruas".

Minha dúvida é se "disciplinadas" está conjugada corretamente. Eu sei que se um substantivo for feminino e o outro for masculino, o masculino vai predominar. Mas no caso de "criança", que é um substantivo sobrecomum, mas conjuga-se como feminino, e "adolescente", que é um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, pode ser conjugado como masculino ou feminino, qual deverá ser a conjugação de gênero dos verbos correspondentes, então?
Bruno B.
Sou nível 3
Sou nível 3

Resolvido Re: concordância de gênero

Mensagem por Kauê Bugmaer em Sab 05 Out 2013, 10:40

Olá Bruno,

Essa dúvida seria uma ótima questão de vestibular e seria de nível difícil. Bem, o contexto não deixa muito claro. Mas, parece-me que crianças e adolescentes, por estarem no plural, estão se referindo aos dois sexos. Bem, na verdade crianças está nítido pela regra gramatical. Portanto, temos crianças (feminino e masculino) e adolescentes (feminino e masculino). Pela regra gramatical, como você bem disse deve prevalecer o masculino. Então, acredito que seja:  "... como crianças e adolescentes mais concentrados na sala de aula, disciplinados e fora das ruas. Estaticamente parece estranho né, mas parece-me o mais correto.

Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.

Kauê Bugmaer
Corretor (Gestor) do Clube
Corretor (Gestor) do Clube

http://foge.forum-livre.com

Permissão deste fórum: