FACEBOOK
POSTAGENS
Crie o seu avatar
PARCEIROS DO FOGE
TWITTER

A desigualdade de gênero no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido A desigualdade de gênero no Brasil

Mensagem por pedro henrique em Seg Out 14, 2013 2:21 pm

(www.uepg.br/nupes/genero.htm)
  (just.uol.com.br/doutina/texto.asp?id=3452)
   

       O Brasil, em todo século XX, vivenciou movimentos que lutavam pela liberdade e melhores condições de vida. Um que se destacou foi o Movimento Feminista, o qual mulheres saíram às ruas para reivindicar seus direitos e serem respeitadas como cidadãs. Entretanto, percebe-se que a desigualdade de gênero não e apenas um fato histórico. Ela é constante e se reflete ainda hoje na sociedade.

      Atualmente, o papel da mulher na sociedade vem aumentando, consideravelmente, apesar da luta no passado para reaver seus direitos. Situações comuns mostram o quanto a mulher até, então, sofre bastante com a desigualdade como, por exemplo, uma mulher e um homem com a mesma formação profissional recebem salários bem divergentes, evidenciando um contexto de diferença social.

     Um outro fator a ser analisado é o cenário político, pesquisas revelam que o número de mulheres na política subiu bastante nos últimos anos. Por exemplo, Dilma Rousseff como a presidente do Brasil mostra que a mulher vem ganhando destaque no âmbito internacional e que esse preconceito aos poucos está perdendo forças na sociedade.

    Diante disso, é necessário que o governo passe a investir na reforma do direito das mulheres através, de políticas públicas que as incluam nos diversos ambientes sociais perpetuando a ideia de cidadania, além da participação da mídia com um trabalho de conscientização com campanhas para desmitificar os papéis pré-concebidos de cada gênero, respeitando tais diferenças e assim, reafirmar o valor da mulher na sociedade.


corrijam se possível com os critérios do ENEM, desde já agradeço !

pedro henrique
Sou nível 1
Sou nível 1

Mensagens: 3
Data de inscrição: 23/08/2013
Idade: 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: A desigualdade de gênero no Brasil

Mensagem por Davidson Heisler em Qui Out 17, 2013 7:00 am

O Brasil, em todo durante o século XX, vivenciou movimentos que lutavam pela liberdade e melhores condições de vida. Um que se destacou foi o Movimento Feminista, o qual mulheres saíram às ruas para reivindicar seus direitos e serem respeitadas como cidadãs. Entretanto, percebe-se que a desigualdade de gênero não é apenas um fato histórico. Ela é constante e se reflete ainda hoje na sociedade.

      Atualmente1Na contemporaneidade, o papel da mulher na sociedade vem aumentando[,] consideravelmente, apesar da luta no passado para reaver seus direitos. Situações comuns mostram o quanto a mulher até, então, sofre bastante com a desigualdade como2, por exemplo, uma mulher e um homem com a mesma formação profissional recebem salários bem divergentes, evidenciando um contexto de diferença social.
1. Evite clichês.

2. Como, por exemplo é uma redundância. Utilize um ou outro.

     Um outro fator a ser analisado é o cenário político, pesquisas revelam que o número de mulheres na política subiu bastante nos últimos anos. Por exemplo, Dilma Rousseff como a presidente do Brasil mostra que a mulher vem ganhando destaque no âmbito internacional e que esse preconceito aos poucos está perdendo forças na sociedade.

    Diante disso, é necessário que o governo passe a investir na reforma do direito das mulheres através1[,] por meio de políticas públicas que as incluam nos diversos ambientes sociais, perpetuando a ideia de cidadania, além da participação da mídia com um trabalho de conscientização com campanhas para desmitificar os papéis pré-concebidos de cada gênero, respeitando tais diferenças e, assim, reafirmar o valor da mulher na sociedade.2
1. “Através de” passa a ideia de atravessar algo. Ex: A luz passou pela porta através da fresta. Já “por meio de” passa a ideia de instrumento utilizado para a realização de algo. Ex: A carta foi enviada por meio dos correios.
2. Evite períodos longos, eles causam sobreposição de ideias e afetam a coerência e coesão.

 
COMENTÁRIO GERAL DO TEXTO: Faltou fazer uma discussão mais eficaz da problemática envolvida com essa questão. Atente-se aos itens assinalados, continue estudando e redigindo.
study 
Critérios do ENEM
Aspectos analisados
DL
CP
SODCEP
Total
Valores atribuídos
200
200
200
200
200
1000
Pontos Obtidos
160
140
140
140
160
780
DL= Dominar linguagens
CP= Compreensão da proposta de redação
SO= Seleção e organização das informações.
DC= Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
EP= Elaborar propostas

RECOMENDAÇÕES DO FÓRUM:

1-) O MEMBRO DO FOGE PODE POSTAR 1 (UM) TEXTO POR SEMANA;
2-) POSTAR A COLETÂNEA (SE POSSÍVEL) E TEMA (OBRIGATORIAMENTE), REFERENTES AO TEXTO A SER CORRIGIDO;
3-) ENTRE OS PARÁGRAFOS, PULAR 1 LINHA, A FIM DE FACILITAR A CORREÇÃO DOS CORRETORES;
4-) SE O TEXTO JÁ FOI CORRIGIDO, E O MEMBRO, AINDA ASSIM, QUISER CONTRA-ARGUMENTAR OU SOLICITAR O ESCLARECIMENTO DE ALGUMA DÚVIDA, MANDE UMA MENSAGEM PRIVADA AO CORRETOR DE SEU TEXTO JUNTAMENTE COM O LINK DO TEXTO EM QUESTÃO;
5-) AO POSTAR O TEXTO, EVITE RESPONDÊ-LO, POIS OS CORRETORES DÃO PREFERÊNCIA AOS TEXTOS QUE NÃO APRESENTAM RESPOSTAS (ZERO RESPOSTA).

O FÓRUM CONTA COM A CONTRIBUIÇÃO DE TODOS.

___________________________________________________________
FOGE - Fórum Gratuito de Ensino

Olá Convidado,

Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Perdeu a senha do fórum? Vou ajudar, clique aqui.
Conheça os integrantes do FOGE e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.


Davidson Heisler
1º Gestor Máximo
1º Gestor Máximo

Mensagens: 1201
Data de inscrição: 01/11/2012
Localização: Minas Gerais

Ver perfil do usuário http://foge.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum