FACEBOOK
POSTAGENS
Crie o seu avatar
PARCEIROS DO FOGE
Últimos assuntos
TWITTER

Tema fuvest 2008, mundo digital

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido Tema fuvest 2008, mundo digital

Mensagem por Sal123 em Seg Out 14, 2013 3:34 pm

Textos Motivadores


Texto 1:


   Vigilância epistêmica* é a preocupação que todos nós deveríamos ter com relação a tudo o que lemos, ouvimos e aprendemos de outros seres humanos, para não sermos enganados, para não acreditarmos em tudo o que é escrito e dito por aí. É preciso vigiar o futuro para separar o joio do trigo**.

    Hoje boa parte dos sites de busca indexam tudo o que encontram pela frente à internet, mesmo que se trate de uma grande bobagem ou de evidente inverdade.  Qualquer opinião emitida, vista como um direito de todos, é divulgada aos quatro cantos do mundo. De fato, alguns desses sites de busca deveriam colocar, nos primeiros lugares, páginas de renomadas Universidades, preocupadas com a verdade.

    Todos precisamos estar muito atentos a dois aspectos com a tudo o que ouvimos e temos:

• Se quem nos fala ou escreve conhece de fundo o assunto, se é um especialista comprovado, se sabe do que está falando;

• Se quem nos fala ou escreve, na verdade, é um idiota que ouviu falar algo e simplesmente repassa,aos outros, o que leu e ouviu, sem acrescentar absolutamente nada de útil.

  Aumentar nossa vigilância e preocupação com a verdade é necessidade cada vez mais premente num tempo que todos os gurus chamam de Era da informação.

   Discordo, profundamente, desses gurus. Estamos, na realidade, na Era da desinformação, de tanto lixo e ruído sem significado que, na maior parte das vezes, nos são transmitidos, todos os dias, eletronicamente, sem que exista o menor cuidado com precisão e seriedade do que se emite,  por parte das fontes que colocam matérias na rede. É mais uma consequência dessa ideia  que a maioria das pessoas tem sobre a liberdade de expressar o que bem quiser, de expressar qualquer opinião que seja, como se opiniões não precisassem se basear no rigor científico,  antes de serem emitidas.

                                                    Stephen Kanitz, Revista Veja, 03/10/2007.Adaptado

*Vigilância epistêmica= capacidade de ficar atento e perceber se uma afirmação tem ou não valor científico.

**Separar o joio do trigo= no contexto, capacidade de diferenciar observações equivocadas, mentiras mesmo, de outras afirmações que contêm verdades.


Texto 2:


Países se unem em projeto da ONU


       Tesouros informativos de vários países estarão disponíveis gratuitamente para qualquer internauta, a partir deste mês, com a formação da Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da ONU.  O portal terá, na primeira fase, mapas, fotografias e manuscritos, com textos explicativos em sete línguas, inclusive português . Na segunda fase, será possível consultar livros.

        A Biblioteca Nacional brasileira é uma das participantes.

                                                                                          O Estado de S. Paulo, 02/10/2007. Adaptado

Texto 3:


      O acesso à informação (em sua maioria, eletrônica) se tornou o direito humano mais zelosamente defendido. E aquilo sobre o que a informação mais informa é a fluidez de mundo habitado e a flexibilidade dos habitantes. O noticiário – essa parte da informação eletrônica que tem maior chance de ser confundida com a verdadeira representação do mundo lá fora é dos mais perecíveis bens eletrônica. Mas a perecibilidade das noticiários, como informação sobre o mundo real, é em si mesma uma importante informação:  a transmissão das noticias é a celebração constante e diariamente repetida da enorme velocidade da mudança, do acelerado envelhecimento e de perpetuidade dos novos começos.


                                     Zygmunt Bauman. Modernidade Líquida. Adaptado



Redação


Democratização da informação


        Uma das mais importantes ferramentas da sociedades moderna é internet, que é uma fonte de pesquisa e também um noticiário em tempo real. Destaca-se  pela facilidade e rapidez de obter informação, porém há casos de sites que não são totalmente confiáveis, devido a fonte dos dados.

         Um dos sites mais acessados como fonte de pesquisa é Wikipédia, sendo  conhecido como enciclopédia livre. Porém, seus dados não são totalmente  confiáveis, pois qualquer usuário pode postar ou editar um texto, e assim, não há fonte e nem a garantia da verossimilidade do conteúdo.

       Por outro lado, há excelentes sites , como  da Biblioteca Nacional brasileira e das universidades, que possuem livros, artigos, mapas, fotografias e outros. Esses sites contribuem para a democratização da informação, na medida que possibilita a todos usuário ter acessos aos dados.

       Vale ressaltar, a grande importância dos portais de notícias, como uol e ig, que transmitem notícias em tempo real de acontecimentos nacionais e internacionais.E  ainda permitem que se faça comentários sobres os acontecimentos, com isso, possibilita saber o que a sociedade pensa.

        Mediante ao exposto, não há duvidas sobre a grande importância da internet como veículo de informação. E com a expansão de dados, livros e notícias possibilitaram grandes melhorias para a sociedade, como a democratização da informação.

Sal123
Sou nível 2
Sou nível 2

Mensagens: 6
Data de inscrição: 06/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Tema fuvest 2008, mundo digital

Mensagem por richardson gutemberg em Qui Out 17, 2013 12:16 am

Democratização da informação

        Uma das mais importantes ferramentas da sociedade[s] moderna é a internet, que é uma fonte de pesquisa e também um noticiário em tempo real. Destaca-se  pela facilidade e rapidez de obter e enviar informação, porém há casos de sites que não são totalmente confiáveis, devido a à fonte dos dados, o que exige cautela por parte dos usuários.

         Um dos sites mais acessados como fonte de pesquisa é
a  Wikipédia, sendo  conhecido como enciclopédia livre. Porém, seus dados não são totalmente  confiáveis, pois qualquer usuário pode postar ou editar um texto, e assim[,] não há fonte e nem a garantia da verossimilidade do conteúdo.

-Aqui há uma crítica pouco desenvolvida. No caso, seria adequado informar a importância da Wikipédia, depois alertar desse ponto negativo.

       Por outro lado, há excelentes sites , como
o  da Biblioteca Nacional brasileira e das universidades, que possuem livros, artigos, mapas, fotografias e outros. Esses sites contribuem para a democratização da informação, na medida que possibilita a todos os usuário[s] ter acesso[s] aos dados às informações.
-O parágrafo poderia discutir com mais intensidade os pontos positivos. Ainda, devido não ter sido desenvolvido, mas apresentado muito exemplos, esse fragmento ficou mais expositivo do que argumentativo.



       Vale ressaltar[,] a grande importância dos portais de notícias, como uol e ig, que transmitem notícias em tempo real de acontecimentos nacionais e internacionais.E  ainda permitem que se faça comentários sobres os acontecimentos, com isso, possibilitando  [1]saber o que a sociedade pensa.
1ª Os veículos de informação querem apenas transmitir informação. Os principais não se importam com nosso ponto de vista.



        Mediante ao exposto, não há duvidas sobre a grande importância da internet como veículo de informação. E com a expansão de dados, livros e notícias[,] afinal, ela possibilitaram[ou] grandes melhorias para a sociedade, como a democratização da informação.

-Informação e informação. Ficou bem repetitivo.
-Poderias trazer medidas para uma maior propagação da internet.

 
Comentários Gerais:
Caro membro, não há muito o que relatar. O texto é pouco desenvolvido, as ideias apresentam muitos exemplos, tornando-as mais expositivas do argumentativas, persuasivas. Traga mais informações, saia do senso comum, explore.

Nota: 7,0 pontos (de 0 a 10)

___________________________________________________________
FOGE - Fórum Gratuito de Ensino

Olá Convidado,

Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Perdeu a senha do fórum? Vou ajudar, clique aqui.
Conheça os integrantes do FOGE e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.


richardson gutemberg
Diretor de Ensino
Diretor de Ensino

Mensagens: 613
Data de inscrição: 09/11/2012
Idade: 18
Localização: Manaus-AM

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum