FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

TWITTER

[Interpretação de textos - Tipologia textual]: Duvida sobre essa questão

Ir em baixo

Resolvido [Interpretação de textos - Tipologia textual]: Duvida sobre essa questão

Mensagem por Lucas Mansueto em Seg 22 Dez 2014, 04:41

Texto 1

A invocação do passado constitui uma das estratégias mais comuns nas interpretações do presente. O que inspira tais apelos não é apenas a divergência quanto ao que ocorreu no passado e o que teria sido esse passado, mas também a incerteza se o passado é de fato passado, morto e enterrado, ou se persiste, mesmo que talvez sob outras formas. Esse problema alimenta discussões de toda espécie - acerca de influências, responsabilidades e julgamentos, sobre realidades presentes e prioridades futuras.

Pouquíssima atenção tem sido dedicada ao papel privilegiado, no meu entender, da cultura na experiência moderna, e quase não se leva em conta o fato de que a extraordinária extensão mundial do imperialismo europeu clássico, do século XIX e começo do XX, ainda lança sombras consideráveis sobre nossa própria época. Em nossos dias, não existe praticamente nenhum norte-americano, africano, europeu, latino-americano, indiano, caribenho ou australiano - a lista é bem grande - que não tenha sido afetado pelos impérios do passado. […] Esse tipo de domínio ou possessão lançou as bases para o que, agora, é de fato um mundo inteiramente global. As comunicações eletrônicas, o alcance mundial do comércio, da disponibilidade dos recursos, das viagens, das informações sobre padrões climáticos e as mudanças ecológicas unificaram até mesmo os locais mais remotos do mundo. Esse conjunto de padrões foi, a meu ver, possibilitado pelo imperialismo. 

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 33-36. [Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), conforme o texto 1.

( ) Trata-se de um texto predominantemente narrativo, o que se evidencia pelo uso de tempos verbais passados e pela espacialização do enredo.

( ) O texto traz elementos predominantemente argumentativos, com posicionamentos explícitos do autor em relação ao tema.

( ) Trata-se de um texto descritivo, neutro e relativista, em que predominam exemplos factuais e culturalmente contextualizados.

( ) O texto é anacrônico e generalista, não podendo ser tomado como referência explicativa para a conjuntura moderna.

( ) O uso de adjetivos como “pouquíssima”, “privilegiado”, “extraordinária” e “consideráveis” (segundo parágrafo) revela uma atitude avaliativa do autor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

•  a) V • V • V • F • F

•  b) V • F • F • V • V

•  c) V • F • F • F • V

•  d) F • V • V • V • F

•  e) F • V • F • F • V

A alternativa correta é a letra E, mas eu gostaria de uma explicação, se alguém poder me ajudar é claro,há uma assertiva que fala que o texto é argumentativo, mas eu me perguntei, como o texto pode ser argumentativo usando 1ª pessoa, tudo bem está correto, mas alguém poderia me explicar se é mesmo permitido usar 1ª pessoa em textos argumentativos e proibido em dissertações argumentativas.

Desde já a agradeço.
Lucas Mansueto
Sou nível 2
Sou nível 2

http://lucasmansueto.eu5.org

Resolvido Re: [Interpretação de textos - Tipologia textual]: Duvida sobre essa questão

Mensagem por Kauê Bugmaer em Ter 23 Dez 2014, 04:49

Então, fiz algumas explanações:

I - Falso. Note que não há personagens, enredo, narrador, tempo/espaço, nem clímax, ou seja, não há possibilidades de afirmamos que isso é uma narrativa.
II - Verdadeiro. Trata-se de um artigo de opinião, que possui, obviamente, caráter argumentativo.
III - Falso. Não podemos considerar, por exemplo, o texto neutro, tendo em vista que há um claro posicionamento do autor, ou seja, uma tese. Só isso, já inválida a assertiva.
IV -  Falso. O texto não é anacrônico, essa foi a assertiva mais "absurda". Sugiro ainda fazer uma breve pesquisa sobre o anacronismo.
V - Verdadeira. O autor realmente emite essas qualificações.

Espero ter deixado a questão mais clara, qualquer coisa nos acione.  Very Happy

Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.

Kauê Bugmaer
Corretor (Gestor) do Clube
Corretor (Gestor) do Clube

http://foge.forum-livre.com

Resolvido Re: [Interpretação de textos - Tipologia textual]: Duvida sobre essa questão

Mensagem por Lucas Mansueto em Qua 24 Dez 2014, 15:53

Então realmente existe textos de caráter argumentativo em 1º pessoa né??

eu tava confundido texto argumentativo com dissertativo argumentativo.
Lucas Mansueto
Sou nível 2
Sou nível 2

http://lucasmansueto.eu5.org

Mensagem por Vinicius Otoni em Qua 24 Dez 2014, 23:41

Lucas Mansueto escreveu:Então realmente existe textos de caráter argumentativo em 1º pessoa né??

eu tava confundido texto argumentativo com dissertativo argumentativo.
Sim, os artigos de opinião podem ser escritos em 1ª pessoa.

Vinicius Otoni
Auditor Máximo
Auditor Máximo

Mensagem por Vinicius Otoni em Dom 15 Fev 2015, 10:04

O prazo para que o membro se manifestasse sobre o entendimento ou não da questão exposta na última mensagem expirou. Entende-se, assim, que a questão foi entendida.

Tópico movido para "Arquivos: Questões Elucidadas".

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

Vinicius Otoni
Auditor Máximo
Auditor Máximo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: