FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

TWITTER

davidson, preciso de ajuda

Ir em baixo

davidson, preciso de ajuda

Mensagem por rodolfo21 em Ter 06 Nov 2012, 10:11

ei Davidson, tenho muita dificuldade para construir a introdução do texto e os tópicos frasais dos parágrafos em geral.
Faço todo planejamento de compreender o tema, organizo todas as idéias em ordem sobre como vou defê-las e onde e como vou concuir , mas, quando inicio o texto, deparo-me (não sei se está correta essa enclíse, corrija-me, por favor) com uma grande parede que me impede de colocar minhas idéias, e isso em todos os parágrafos até chegar na conclusão.

cara, preciso muito de ajuda

aguardo respostas
rodolfo21
Sou nível 3
Sou nível 3

Re: davidson, preciso de ajuda

Mensagem por Kauê Bugmaer em Ter 06 Nov 2012, 11:01

Rodolfo, o que acontece com você, pode ter certeza: acontece com a maioria das pessoas. Para vencer isso, é necessário muito treino. Muitas pessoas, assim como você têm dificuldades na introdução e na verdade não deveriam ter. A "pior" parte na verdade é o desenvolvimento, na qual muitas pessoas "derrapam" na hora de defender a tese. Pois bem, vou passar alguns macetes. Vamos supor que o tema da redação seja: O PERFIL IDEAL DO POLICIAL MILITAR.

Pergunte para o tema: Qual o perfil ideal do policial militar?
Anote as respostar que vierem a sua cabeça. Ex:
* O policial militar deve agir com ética.
* O policial militar deve ter capacidade intelectual.
* O policial militar deve ter capacidade física.
Veja que já enumeramos três itens, acho que já está bom.

Na introdução você deve cumprir duas funções: A primeira é explicitar o tema e a segunda mostrar a sua tese (a sua opinião sobre o assunto). Ex:
A polícia militar tem como objetivo fazer cumprir o conjunto de leis impostas aos cidadãos para manter a ordem e a segurança pública. Para que isso aconteça, é necessário que o policial tenha capacidade intelectual e física para desenvolver seu trabalho diário.

VERDE: EXPLICITAÇÃO DO TEMA
VERMELHO: CONECTIVO
AZUL: TESE (OPINIÃO)

ESCLARECIMENTOS: Note que na parte de explicitar o tema, simplesmente eu mostrei para o leitor: vou dissertar sobre o perfil ideal do policial militar, só que disse isso com outras palavras. Na segunda função já mostrei a minha opinião sobre esse assunto: Para que se atingir um perfil ideal é necessário que o policial militar tenha capacidade intelectual e física.
Sempre pergunte ao tema qual a sua opinião, você vai encontrar a sua tese. Para desenvolver, pergunte agora para a sua tese: Por que o perfil ideal de um policial militar é aquele em que ele deve ter capacidade intelectual e física?

RESPOSTAS: O policial miltar deve ter capacidade intelectual porque ele deve ser conhecedor dos assuntos referentes à constituição e aos direitos e deveres do cidadão. Essa resposta será o seu TÓPICO FRASAL. Agora é só escolher um dos métodos existentes para AMPLIAR esse tópico. Ex:

Do ponto de vista intelectual, é indispensável que o profissional da segurança seja bem informado sobre assuntos relacionados à constituição e aos direitos e deveres do cidadão. Dessa maneira, ele será capaz de fazer valer a lei de maneira adequada. Aliado a isso, é preciso que o policial seja intelectualmente capaz de fornecer informações claras, diretas e objetivas em entrevistas à imprensa ou na redação de documentos como o boletim de ocorrência.

VERDE: TÓPICO FRASAL
VERMELHO: MÉTODO DA EXEMPLIFICAÇÃO
AZUL: CONECTIVOS
PRETO: COMPLEMENTO DO TÓPICO FRASAL

ESCLARECIMENTOS: No desenvolvimento é necessário cumprir também duas funções. A primeira é inserir o tópico frasal e a segunda é ampliar por meio dos métodos existentes. Perceba que junto com o tópico frasal tem uma exemplificação (método de ampliação). Problema nenhum nisso. Veja que os conectivos foram fundamentais para complementar o tópico frasal. Resumindo nesse trecho foi utilizado o método da EXEMPLIFICAÇÃO para ampliar o tópico frasal.

Depois é só fazer o mesmo com a questão da capacidade física e concluir o texto.

Na conclusão é bom cumprir duas funções também. A primeira mostrar para o leitor que você está concluindo, para isso, você pode fazer uso de alguns conectivos como: Portanto, Em virtude dos fatos mencionados, Diante do exposto, Dessa maneira e outros. Após faça uma retomada da sua tese ou um resumo do argumentos utilizados no texto. Se a redação exigir uma solução, então coloque.

Para que isso possa ficar mais claro ainda, vá na Categoria Redação Dissertativa e leia o que está escrito em Planejamento da redação. Após clique em vídeos de redação e assista todos os vídeos. Qualquer coisa estou à disposição, um grande abraço.

* A enclise está certa.
Kauê Bugmaer
Corretor (Gestor) do Clube

http://foge.forum-livre.com

Mensagem por rodolfo21 em Ter 06 Nov 2012, 11:27

Davidson, vc é o melhor. Estou feliz de ser um dos primeiros membros deste forum, além de ser completo em informações, ainda temos um ótimo suporte, como este que vc me deu.Não há nada semelhante na internet, parabens.

Obrigado, esclareceu bastante. Meu maior medo para o dia do concurso é o tempo que levo para fazer a redação e esses conhecimentos técnicos serão de grande ajuda, pois me situarão no texto.

rodolfo21
Sou nível 3
Sou nível 3

Mensagem por Kauê Bugmaer em Qua 07 Nov 2012, 01:03

Rodolfo, muito obrigado. É um grande prazer ajudar, compartilhar os meus conhecimentos. Procure treinar, fazer a redação num tempo de até uma hora e meia, dominando bem as técnicas de redação, com certeza você conseguirá dimunir mais ainda esse tempo. Um grande abraço.
Kauê Bugmaer

http://foge.forum-livre.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: