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TEMA: A segurança nos megaeventos brasileiros – Um caminho para a eficiência ou eterna preocupação?

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Resolvido TEMA: A segurança nos megaeventos brasileiros – Um caminho para a eficiência ou eterna preocupação?

Mensagem por Marcos Barra em Dom 01 Maio 2016, 22:30

Textos motivadores:
desconversa.com.br/redacao/tema-de-redacao/tema-de-redacao-a-seguranca-nos-megaeventos-brasileiros-um-caminho-para-a-eficiencia-ou-eterna-preocupacao/



Todo cuidado é pouco

Diante de vários atentados terroristas executados em várias partes do mundo, a preocupação com a segurança se tornou um fator primordial para muitos países. No Brasil, tal inquietude é ainda maior, considerando que a nação, além de ter sediado a copa do mundo de 2014, abrigará em breve um dos maiores eventos esportivos do planeta, as Olimpíadas de 2016. O que causa medo nessa situação é a preparação que o país possui para acolher este megaevento.

Após o atentado de 2001 nos Estados Unidos, o mundo abriu os olhos para o terrorismo. Uma das maiores influências do mundo, se não a maior, foi bombardeada por um grupo terrorista, o que era taxado por muitos de impossível naquela época. A partir daí, mesmo com a guerra contra o terror, imposta por George Bush, dezenas de países sofreram com os atentados e ainda estão sofrendo, como é o caso da Bélgica, que recentemente foi atacada pelo recente Estado Islâmico, deixando mais de 30 mortos e centenas de feridos.

Ademais, a criminalidade interna continua alta, fazendo com que a situação sem complique cada vez mais. Se já não bastasse o perigo dos atentados, no Brasil ainda se encontra outro problema para a realização de um megaevento, que é a segurança interna, já que o país é um dos mais perigosos de todo o mundo. Os criminosos brasileiros, por estarem em seu próprio território, conhecem bem o local e por serem muitos, podem trazer uma tormenta para seus alvos.

Para tentar se prevenir da ocorrência de algum dos impasses já citados, o Brasil pretende investir pesado na segurança. São mais de 80.000 oficiais trabalhando na causa e uma quantia exorbitante de capital utilizada em fins bélicos, como armas, tanques, helicópteros e navios. Além disso, a cooperação de outras nações para o evento já foi confirmada, o que traz mais conforto à quem pretende prestigiar os jogos olímpicos de perto.

Em virtude dos fatos apresentados, fica evidente a necessidade de uma grande preocupação com a segurança, tendo em vista que o Brasil pode se tornar um alvo iminente. É necessário, portanto, a implementação de mais bases policiais e de saúde próximas dos locais decisivos de um megaevento, por exemplo, em estádios, aeroportos e shoppings, já que nestes existe um fluxo grande de pessoas. Seria necessário também um maior investimento em guardas e equipamentos de combate, pois quando estamos falando de segurança, todo cuidado é pouco. Só assim, o país seria capaz de transmitir um evento de tamanha importância sem deixar a desejar.
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Marcos Barra
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Resolvido Re: TEMA: A segurança nos megaeventos brasileiros – Um caminho para a eficiência ou eterna preocupação?

Mensagem por Vinicius Otoni em Seg 02 Maio 2016, 12:25

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto

Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Para isso o seu tópico será bloqueado, para que os corretores oficiais possam corrigir primeiro, depois será liberado para que outros membros opinem sobre o seu texto.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: TEMA: A segurança nos megaeventos brasileiros – Um caminho para a eficiência ou eterna preocupação?

Mensagem por Juliana Gavassi em Qui 05 Maio 2016, 15:02

Olá,

Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que estará disponível em breve. Nosso sistema de Correção Colaborativa permite que membros comentem a correção de outros membros. Portanto, você pode enviar uma Mensagem Privada, por exemplo, para alguns membros e pedir para que eles avaliem o seu texto, depois faça o mesmo com o texto deles. O membro que comenta a redação dos outros poderá ter o seu texto corrigido mais rapidamente pelos corretores oficiais.

COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 

I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 

II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou
apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.
4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 

III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 

IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 

V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão
desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência

Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical
• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 960 Pontos em 1000 possíveis

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