FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês

TWITTER

Globalização: A influência do ocidente nos padrões de beleza- causas e consequencias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido Globalização: A influência do ocidente nos padrões de beleza- causas e consequencias

Mensagem por livia brito em Sab 14 Maio 2016, 18:04

INSTRUÇÃO: Leia os textos a seguir.
 Texto 1 
Lili remodelou os olhos. Shuang tem uma testa nova. Qian estreitou o nariz. Na China, as cirurgias plásticas viraram uma febre entre mulheres que buscam melhores empregos e maridos ricos. Agora, elas até comemoram suas novas aparências no primeiro concurso de “Miss Cirurgia Plástica” do país. Marie Claire foi ver a coroa- ção de perto. Wang Yuan, 18 anos, sorri radiante no palco. Sua mãe está na platéia e não disfarça o orgulho que sente pela filha. Não é para menos. A mãe de Yuan é cirurgiã plástica e, 11 meses atrás, usou seu bisturi para refazer o rosto da filha. Foram quatro operações para remodelar os olhos, o nariz, as maçãs do rosto e o queixo. “Implorei à minha mãe para fazer isso em mim. Não entendia por que eu tinha de ser uma mulher comum, se podia ser linda”, diz Yuan. “Entrei no concurso para provar que a cirurgia não modifica quem você é, só corrige as imperfeições”, afirma. As “imperfeições” incluem as feições clássicas chinesas, como nariz pequeno, rosto largo e olhos estreitos. Como a maioria das jovens, Yuan admira a aparência das mulheres do Ocidente. (Marie Claire, nov. 2005.)
 Texto 2
 A onda atingiu a televisão japonesa, onde há dois anos o programa Beauty Colosseum é sucesso de audiência. Num cenário kitsch, com cores gritantes e colunas gregas de papelão, mulheres desesperadas contam suas histórias ao casal de apresentadores. São chamados um estilista, um cabeleireiro, uma maquiadora e um cirurgião plástico. Um mês depois, elas voltam ao programa para mostrar como uma boa cirurgia estética torna qualquer um feliz. O cirurgião que participa do programa se tornou uma estrela e dirige uma rede de 14 clínicas. “Antigamente, intervenções estéticas eram o tipo de coisa que só artistas ou prostitutas de luxo faziam. Hoje, a plástica é mais popular e menos dramática”, diz. RE DAÇÃO Na China, para crescer até 10 centímetros, a população se submete a uma cirurgia dolorosa e arriscada. A perna é quebrada em várias partes e estendida com o auxílio de pinos no processo de calcificação. Popular também é a cirurgia na língua, que facilita a pronúncia do inglês. (Época, 21.05.2007.) 
Texto 3
 Branquear-se é a obsessão de milhões de africanas que, diariamente, untam a pele com produtos abrasivos para tornar-se um pouco menos negras, para ascender na hierarquia social e alcançar seu objetivo final: tornar-se mais desejáveis, agradar mais e aumentar sua própria auto-estima. Nessa corrida em direção ao triunfo social, elas perdem melanina e contraem doenças de pele que vão desde queimaduras, estrias e acne até alergias e mesmo câncer de pele. É um fenômeno presente em parte da África, sendo descrito por alguns estudiosos como o “trauma pós-colonial”. A prática não é nova — começou no final dos anos 60 —, mas os números não param de crescer, e, nos últimos anos, alcançaram níveis preocupantes, segundo a Associação Internacional de Informação sobre a Despigmentação Artificial (Aiida), presente no Senegal, na França e em Mali. Hoje, diz a entidade, 67% das mulheres senegalesas despigmentam sua pele. Em Togo, 58% o fazem, e, em Mali, 25%. (Folha de S.Paulo, 03.04.2004.) 
Texto 4
 O sociólogo Shinji Kamikawa, 48, crítico de TV no Japão, diz que “o oriente parece perdido em muitos aspectos”. “A influência não é só de quem vai ao exterior e volta, mas está em todos os lugares, principalmente na televisão. Parece que estamos desenvolvendo um complexo de inferioridade, de que aquilo que é falado em inglês é melhor, os costumes estrangeiros são melhores”. Ele reclama do fato de os desenhos animados japoneses não apresentarem personagens com olhos puxados. “Só pode prejudicar o processo de identificação de nossas crianças, que começam a invejar os traços ocidentais.” (Folha de S.Paulo, 26.05.2002.)

 Escreva um texto dissertativo sobre o tema: GLOBALIZAÇÃO: A INFLUÊNCIA DO OCIDENTE NO PADRÃO DE BELEZA MUNDIAL — CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS.


O padrão midialistico

A mudança do padrão de beleza ocorreu durante a década de 1980 a 2000. Com a expansão dos meios de comunicações ocidentais – por exemplo, televisão e internet – facilitou o acompanhamento das diversas tendências, pois era mostrado com ênfase.

Com o crescimento das indústrias de beleza, mulheres e homens, se submetem a procedimentos de alto risco - como exemplo cirurgias plásticas e dietas – que distorcem sua própria etnia, tudo para chegar aos padrões, europeu e americano.

            À medida que se avança a influência do exterior, avança também o seu alcance. O processo é dado como longa duração, pois não atinge somente jovens mulheres, mas sim crianças, que começam a se comparar com desenhos animados, atores que admira, entre outros meios.

            Porém toda essa influência trás conseqüências fatais para a saúde, tanto física como mental. Os resultados mais comuns são o surgimento de estrias, luxações e acnes. Por mais que lute para chegar aos padrões, a luta pode induzir a depressão ou o próprio câncer.


            Portanto a imposição social ocidentais dá a alusão que a busca pelos padrões midialistico fará com que esteja próximo da globalização.


Por favor corrigir como um vestibular/concurso publico. O texto foi tirado do vestibular da Ufscar.
avatar
livia brito
Sou nível 1
Sou nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/05/2016
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Globalização: A influência do ocidente nos padrões de beleza- causas e consequencias

Mensagem por Vinicius Otoni em Seg 16 Maio 2016, 15:03

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Para isso o seu tópico será bloqueado, para que os corretores oficiais possam corrigir primeiro, depois será liberado para que outros membros opinem sobre o seu texto

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

___________________________________________________________



Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.




avatar
Vinicius Otoni
Auditor Máximo
Auditor Máximo

Mensagens : 1847
Data de inscrição : 13/02/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Globalização: A influência do ocidente nos padrões de beleza- causas e consequencias

Mensagem por Juliana Gavassi em Sab 21 Maio 2016, 08:41

Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que estará disponível em breve. Nosso sistema de Correção Colaborativa permite que membros comentem a correção de outros membros. Portanto, você pode enviar uma Mensagem Privada, por exemplo, para alguns membros e pedir para que eles avaliem o seu texto, depois faça o mesmo com o texto deles. O membro que comenta a redação dos outros poderá ter o seu texto corrigido mais rapidamente pelos corretores oficiais.

1) Ausência de título.
-0,20
O candidato não atribuiu título a sua redação.
2) Tema
ponto de vista suficientemente abrangente de acordo com a proposta apresentada.
2,00
Excelente desenvolvimento do Tema.
1,70


Muito bom  desenvolvimento do Tema.

1,20


Bom  desenvolvimento do Tema.

0,90
Razoável  desenvolvimento do Tema.
0,50
Abordagem tangencial e  insuficiente do tema.
0,20
Abordagem deficiente e baseada no senso comum.
3) Coerência nos parágrafos
condução racional às conclusões sintetizadas num ponto de vista ou opinião
1,00
Perfeita coerência entre todas as ideias.
0,80
Muito boa coerência entre todas as ideias.
0,60
Boa coerência entre todas as ideias.
0,40
Incoerências pontuais no texto.
0,20
Incoerências que comprometem o texto.
4) Argumentação
utilização de variados recursos que conquistem a adesão do leitor às ideias defendidas
2,00
Excelente argumentação na abordagem do tema.
1,70
Muito boa argumentação na abordagem do tema.
1,20
Boa argumentação na abordagem do tema.
0,90
Argumentos previsíveis, mas suficientes na abordagem do tema.
0,50
Argumentos repetitivos na abordagem do tema.
0,20
Argumentos insuficientes na abordagem do tema.
5) Coesão na linguagem
relacionamento sintático e semântico entre palavras, orações e períodos, com clareza, correção, propriedade, concisão e fluência
1,00
Excelente emprego de elementos coesivos.
0,80

Muito bom emprego de elementos coesivos.
0,60

Bom emprego de elementos coesivos.
0,40
Emprego regular de elementos coesivos.
0,20
Problemas sérios no emprego de elementos coesivos.
6) Modalidade textual
a) Estrutura  geral: introdução, desenvolvimento e conclusão
b) Estrutura das partes: parágrafos, períodos e orações
1,00
Estruturação perfeita do texto.
0,80
Muito boa estruturação do texto.
0,65
Boa Estruturação do texto.
0,50
Estruturação regular do texto.
0,35
Alguma organização estrutural.
0,20
Estruturação deficiente do texto.
7) Seleção lexical
amplitude, elegância e harmonia do conjunto de vocábulos utilizados no texto na variedade culta da língua
1,00
Excelente seleção lexical.
0,80
Muito boa seleção lexical.
0,65
Boa seleção lexical.
0,50
Seleção lexical regular.
0,35
Seleção lexical deficiente.
0,20
Sérios problemas na seleção lexical.
8.) Gramática/Ortografia
ortografia, regência, concordância, colocação, pontuação, acentuação e outras
2,00
Excelente utilização gramatical.
1,60

Muito boa utilização gramatical.
1,20

Boa utilização gramatical.
0,90
Seleção gramatical regular.
0,60
Seleção gramatical deficiente.
0,20
Sérios problemas utilização gramatical.

Nota: 6,7 pontos em 10 possíveis


___________________________________________________________



Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.




avatar
Juliana Gavassi
Corretora (Diretora) do Clube
Corretora (Diretora) do Clube

Mensagens : 656
Data de inscrição : 09/05/2014
Idade : 26

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Globalização: A influência do ocidente nos padrões de beleza- causas e consequencias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum