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"Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

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Resolvido "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Mensagem por Leticia de araujo sousa em Qua 15 Jun 2016, 07:26

Link dos textos motivadores em:https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/escola-sem-partido-e-os-rumos-da-educacao-no-brasil

Título:Em busca do verdadeiro ensino efetivo

Noticiários, livros históricos, jornais impressos, artigos de opinião, charges, cartuns e vastos caminhos da internet, são estes os meios que cercam a vida de um estudante. Em época de tantas discussões a respeito do país,sua política e economia,é impossível ficar alheio ao “bombardeio informativo” que nos ronda.Pior ainda é tentar formar opiniões,que muitas vezes podem ser discutidas em locais propícios,como instituições de ensino,sem escolher uma posição sobre os temas abordados nem interligar os atuais assuntos aos que marcam a história da nação brasileira.

Diferentemente do período do regime militar, que tanto oprimia e reprimia aqueles a favor da liberdade de expressão, pondo a censura em auge, chegando até a interagir de forma direta no ensino, no momento presente, podemos expressarmo-nos de forma de forma livre. Poderia isto mudar,ao implantarem-se ideais como o “Escola Sem Partido”? Movimentos como esse buscam um contraditório “respeito à constituição”, alegando ser incorreta a emissão de opiniões por parte dos educadores, atribuindo a função educativa somente aos pais dos alunos, que necessitariam de um ensino neutro para um aprendizado efetivo. Entretanto,tendo em vista a referida constituição,enuncia-se o direito direito de todos os cidadãos a liberdade de expressão,tão discutida nos dias que correm.Logo,afirmar a neutralidade de ensino simultaneamente sem ferir a constituição seria praticamente impossível,pois até mesmo jornais de conteúdo totalmente informativo ainda podem ser observados pequenos resquícios de opinião pessoal.É a função emotiva oculta no referencial.

Ao observar o movimento “Escola Sem Partido”, que tanto polemizou e trouxe a muitos novas opiniões, é importante não perder-se nesses conceitos, esquecendo-se assim da principal função dos professores, que seria além de ensinar conteúdos programáticos, aproximá-los do aluno, visando à compreensão e a conexão dos assuntos com os que no presente vivemos, de forma moderada e inclusiva, permitir não somente o entendimento da matéria estudada, como também a possibilidade da construção de argumentos por parte de alunos, que proporcionariam a formação de verdadeiros cidadãos. Afinal,não necessitamos apenas de “operadores de livros didáticos”,mas sim de verdadeiros educadores.


Última edição por Leticia de araujo sousa em Sab 18 Jun 2016, 12:35, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Mensagem por Vinicius Otoni em Sex 17 Jun 2016, 22:10

Caro Membro,

Foi observado que a postagem do  seu texto não está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Por gentileza, corrija os aspectos que estão em discordância  para que possamos efetuar a correção da sua redação. Para isso, clique em "Editar" e efetue as alterações necessárias. Após, faça o envio de uma MP (mensagem privada) para mim, com o link do seu texto, para que eu libere a correção da sua redação.

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Resolvido Re: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Mensagem por Vinicius Otoni em Ter 21 Jun 2016, 22:17

Caro Membro,

O seu texto, agora, está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto

Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Demais membros: gentileza ficarem à vontade para opinar sobre essa redação, antes e após a correção oficial!

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Resolvido Re: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Mensagem por Juliana Gavassi em Sab 25 Jun 2016, 10:08

Olá,

Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que estará disponível em breve. Nosso sistema de Correção Colaborativa permite que membros comentem a correção de outros membros. Portanto, você pode enviar uma Mensagem Privada, por exemplo, para alguns membros e pedir para que eles avaliem o seu texto, depois faça o mesmo com o texto deles. O membro que comenta a redação dos outros poderá ter o seu texto corrigido mais rapidamente pelos corretores oficiais.


COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.
4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência


Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 840 Pontos em 1000 possíveis

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Juliana Gavassi
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Resolvido Re: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

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