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Tema: A cultura do assédio no Brasil

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Resolvido Tema: A cultura do assédio no Brasil

Mensagem por Barbosa em Qua 29 Jun 2016, 17:48

O assédio sexual na sociedade brasileira é contínuo e abrange todos os gêneros. Certos locais, como clubes noturnos, bares e metrôs são caracterizados por denúncias frequentes desse padrão de conduta. Em virtude disso, tais agressões criam um sentimento de receio na pessoa, tornando-a intimidada ao sair de casa.

Essa cultura têm promovido no país diversos tipos de situações constrangedoras, impulsionando os outros a satisfazer suas necessidades com o próximo mesmo sem o consentimento. O resultado dessa barbaridade é que vários brasileiros estabelecem o sexo como prioridade e utilizam atos inusitados para tentar realizar o seu desejo, por exemplo aproveitar em lugares apertados, perseguir nas ruas ou então forçar um beijo, podendo levar à traumas psicológicos.

Diversas campanhas contra esse assunto já foram feitas ou estão em andamento, como a ''Chega de Fiu-Fiu''. Embora seja verídico que na sua maioria são atos efetuados pelo sexo masculino, é preciso levar em consideração que existem casos praticados por mulheres e homoafetivos. Portanto, qualquer um pode tornar-se vítima desse tipo de comportamento.

De acordo com o Código Penal, o assédio sexual tornou-se crime e deve ser combatido com mecanismos rigorosos e eficientes pela polícia, propondo uma conscientização da população pelas suas ações e garantindo aos cidadãos um país menos hostil e mais civilizado. Além disso, é essencial que seja implementado, pelo Governo Municipal, câmeras de vigilância em pontos estratégicos, pois assim as atitudes tornam-se mais evidentes e os infratores poderão ser pegos com mais facilidade.

Estilo ENEM. Obrigado!!
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Resolvido Re: Tema: A cultura do assédio no Brasil

Mensagem por Vinicius Otoni em Qua 06 Jul 2016, 01:58

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto

Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Demais membros: gentileza ficarem à vontade para opinar sobre essa redação, antes e após a correção oficial!

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Resolvido Re: Tema: A cultura do assédio no Brasil

Mensagem por LuhFurlan em Qui 07 Jul 2016, 17:51

CORREÇÃO NÃO OFICIAL - OPINIÃO (Estilo ENEM) escreveu:O assédio sexual na sociedade brasileira é contínuo e abrange todos os gêneros. Certos locais, como clubes noturnos, bares e metrôs são caracterizados por denúncias frequentes desse padrão de conduta. Em virtude disso, tais agressões criam um sentimento de receio na pessoa, tornando-a intimidada ao sair de casa.

Essa cultura têm promovido no país diversos tipos de situações constrangedoras, impulsionando os outros a satisfazer suas necessidades com o próximo mesmo sem o consentimento. O resultado dessa barbaridade é que vários brasileiros estabelecem o sexo como prioridade e utilizam atos inusitados para tentar realizar o seu desejo, por exemplo aproveitar em lugares apertados, perseguir nas ruas ou então forçar um beijo, podendo levar à traumas psicológicos.

Diversas campanhas contra esse assunto já foram feitas ou estão em andamento, como a ''Chega de Fiu-Fiu''. Embora seja verídico que na sua maioria são atos efetuados pelo sexo masculino, é preciso levar em consideração que existem casos praticados por mulheres e homoafetivos. Portanto, qualquer um pode tornar-se vítima desse tipo de comportamento.

De acordo com o Código Penal, o assédio sexual tornou-se crime e deve ser combatido com mecanismos rigorosos e eficientes pela polícia, propondo uma conscientização da população pelas suas ações e garantindo aos cidadãos um país menos hostil e mais civilizado. Além disso, é essencial que seja implementado, pelo Governo Municipal, câmeras de vigilância em pontos estratégicos, pois assim as atitudes tornam-se mais evidentes e os infratores poderão ser pegos com mais facilidade.

Estilo ENEM. Obrigado!!

Olá. Bem, como esse não foi tema da redação ENEM, vou trocar o critério 02 que é a Compreensão da Proposta (que eu não posso avaliar aqui porque não sei o que foi pedido), por Domínio de Opinião (que seria só a sua opinião exposta, sem outros quesitos avaliados).
Bom, eu tenho que ser sincera, eu não gostei do seu texto, por alguns fatores. Primeiro, eu acho que você precisa aumentar sua riqueza de vocabulário. Você usou termos casuais e vagos, o que não se usa em uma redação. Por exemplo: "essa" é um termo muito fraco. Ou uma expressão vazia e fraca: "lugares apertados", sabe, é possível achar um sinônimo forte. Então, você fraquejou na questão do domínio da normal culta, esse seu texto está casual demais na linguagem, não é bom.
Opinião? Onde está a sua opinião. Leia seu segundo parágrafo novamente. Você só expôs a situação e as consequências dela. E em uma dissertação, o que mais vale nota é a OPINIÃO, você argumentar, mostrar porque você está certo, o que você acha daquilo. Não fique a redação toda contando história, isso te tira nota ou até zera sua redação. Segundo parágrafo totalmente sem opinião, erro grave. O mesmo vale para o terceiro. Zero de opinião. Sua introdução também está zerada de opinião, mas ainda mostra um pouco do que você vai falar no texto, e isso é importante. Sua introdução está razoável.
Finalmente, sua conclusão também é razoável. Precisa melhorar, propor mais iniciativas do governo mas é válido o que você colocou ali. 
Mas melhore bastante seus textos. Na minha opinião precisa melhorar.

Critério 01: Domínio da Linguagem Formal: 100
Critério 02 (alterado, como eu mencionei): Domínio de Opinião: 20 
Critério 03: Seleção e Organização de Fatos/Argumentos: 50
Critério 04: Domínio dos Mecanismos Linguísticos: 60 
Critério 05: Apresentar Proposta de Intervenção: 100 

Nota Final: 330 

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Resolvido Re: Tema: A cultura do assédio no Brasil

Mensagem por Davidson Jones em Sex 08 Jul 2016, 08:40

Olá,

Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que estará disponível em breve. Nosso sistema de Correção Colaborativa permite que membros comentem a correção de outros membros. Portanto, você pode enviar uma Mensagem Privada, por exemplo, para alguns membros e pedir para que eles avaliem o seu texto, depois faça o mesmo com o texto deles. O membro que comenta a redação dos outros poderá ter o seu texto corrigido mais rapidamente pelos corretores oficiais.


COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.
4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência


Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 560 Pontos em 1000 possíveis

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Resolvido Re: Tema: A cultura do assédio no Brasil

Mensagem por Barbosa em Sex 08 Jul 2016, 15:35

Caramba, me lasquei bonito nessa redação. Hora que vi a correção fiquei até assustado, pois em uma eu tiro 960, mas em outra fico com 560, sendo que utilizei as mesmas estruturas nas duas redações.
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Resolvido Re: Tema: A cultura do assédio no Brasil

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