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A ditadura da beleza padronizada

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Resolvido A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por Paula Lima :) em Sex 08 Jul 2016, 01:51

Ter uma aparência impecável se tornou uma exigência da sociedade contemporânea. Isso se evidencia não apenas pela influência da mídia mas também pelas imposições de beleza feitas dentro do mercado de trabalho.

 Os meios de comunicação tem imposto um estereotipado padrão de beleza. Para se igualar fisicamente aos que estão em destaque na mídia muitos ultilizam de metódos que podem por em risco a saúde, como as cirurgias plásticas.Segundo a organização mundial de saúde, ao menos uma pessoa morre por mês em cirurgias plásticas no Brasil. Tal situação demonstra que as qualidades essências do ser humano como caráter,ética e outras questões morais não são o suficiente para que o indivíduo seja bem aceito em seu meio social.

  No âmbito profissional não é diferente, muitos fazem o impossível para não serem excluídos do mercado de trabalho devido sua aparência." A beleza pessoal é uma recomendação maior que qualquer carta de referência." ( Aristóteles). Para comprovar essa frase basta realizar a leitura de jornais onde há anúncios de emprego destacando como pré requisito "a boa aparência". seria licito  exigir-se um padrão de beleza do trabalhador para que faça jus à vaga oferecida? Com certeza não.

Dessa forma, faz se necessário que desde a infância as pessoas sejam orientadas pelos responsáveis e professores a se aceitarem como são e a entenderem que o diferente também é belo. No que se refere ao mercado de trabalho, é imprescindível que o poder Executivo promova investigações e fiscalizações rigorosas, afim de que não haja injustiças da parte do empregador, garantindo, assim, que preconceitos estéticos não afetem o bem estar dos cidadãos.


Última edição por Paula Lima :) em Dom 10 Jul 2016, 19:58, editado 2 vez(es)
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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por LuhFurlan em Sex 08 Jul 2016, 23:33

Correção - Opinião (critérios do ENEM) escreveu:Ter uma aparência impecável se tornou uma exigência de nossa sociedade contemporânea. Isso se evidencia não apenas pela influência da mídia mas também pelas imposições de beleza feitas dentro do mercado de trabalho.

 Os meios de comunicação tem imposto um estereotipado *muito bom* padrão de beleza. Modelos sempre magras; protagonistas de novelas em sua maioria de pele clara, corpos bem definidos, idênticas a boneca Barbie que se transformou em mais um simbolo de beleza padrão para crianças e adultos. Tais características intensificam a ideia de que para ser aceito é preciso se parecer com a maioria que se destaca por seus atributos físicos, levando  muitos a optarem por anabolizantes, dietas malucas e até cirurgias plásticas, que podem levar o indivíduo a óbito. Segundo a organização mundial de saúde, ao menos uma pessoa morre por mês em cirurgias plásticas no Brasil.

  No âmbito profissional não é diferente,(ponto ou ponto e vírgula)muitos fazem o impossível para não serem excluídos do mercado de trabalho devido sua aparência." A beleza pessoal é uma recomendação maior que qualquer carta de referência." ( Aristóteles). Para comprovar essa frase basta realizar a leitura de jornais onde há anúncios de emprego destacando como pré requisito "a boa aparência". seria licito a exigir-se um padrão de beleza do trabalhador para que faça jus à vaga oferecida? Com certeza não.

Dessa forma, faz se necessário que desde a infância as pessoas sejam orientadas pelos responsáveis e professores a se aceitarem como são e a entenderem que o diferente também é belo. No que se refere ao mercado de trabalho, é imprescindível que o poder Executivo promova investigações e fiscalizações mais rigorosas, afim de que não haja injustiças da parte do empregador, garantindo, assim, que preconceitos estéticos não afetem o bem estar dos cidadãos.

Seu texto está muito bem elaborado. Você tem facilidade em organizar suas ideias. O segundo e o terceiro parágrafo se conectam muito bem. E você também tem uma formalidade da língua muito boa, o que te renderá muitos pontos no ENEM. O único ponto que eu vou te criticar: faltou opinião. Precisa mais da sua opinião, do que você acha do problema. Você apresentou informações e uma citação adequada de Aristóteles, ótimo, perfeito, mas precisava um pouco mais das SUAS ideias. Só vi no final do terceiro parágrafo, o segundo é pura história, só apresentação do problema. É só isso que eu tenho de negativo para o seu texto. A proposta de intervenção poderia estar melhor, mas atende aos quesitos mínimos, com certeza. Sua introdução está bem clara e direta, muito bem, não enrolou, isso é ótimo. Só um pouco mais de opinião e vai ficar impecável, parabéns Smile 

Critério 01: Domínio da Linguagem Culta: 180
Critério 02: Compreensão da Proposta: 200
Critério 03: Seleção e Organização de Fatos/Argumentos: 110 
Critério 04: Domínio dos Mecanismos Linguísticos: 140 
Critério 05: Apresentar Proposta de Intervenção: 150

Nota final: 780 Smile 
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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por Paula Lima :) em Sex 08 Jul 2016, 23:42

Obrigada pela correção Very Happy Smile!!!
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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por Vinicius Otoni em Seg 11 Jul 2016, 09:27

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto

Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Demais membros: gentileza ficarem à vontade para opinar sobre essa redação, antes e após a correção oficial!

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por Juliana Gavassi em Sex 15 Jul 2016, 13:17

Olá,

Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que estará disponível em breve. Nosso sistema de Correção Colaborativa permite que membros comentem a correção de outros membros. Portanto, você pode enviar uma Mensagem Privada, por exemplo, para alguns membros e pedir para que eles avaliem o seu texto, depois faça o mesmo com o texto deles. O membro que comenta a redação dos outros poderá ter o seu texto corrigido mais rapidamente pelos corretores oficiais.


COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.
4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência


Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 920 Pontos em 1000 possíveis

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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por Paula Lima :) em Sex 15 Jul 2016, 13:21

Não consigo tirar nota maior que essa Sad pequenos erros que não sei como eliminar
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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

Mensagem por Juliana Gavassi em Sex 15 Jul 2016, 13:45

Olá,

Fique tranquila! Em breve ofertaremos o serviço de correções detalhadas (serviço pago).

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Resolvido Re: A ditadura da beleza padronizada

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