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Viver conectado e suas implicações

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Resolvido Viver conectado e suas implicações

Mensagem por Huender Cardoso em Qua 20 Jul 2016, 11:25

Textos motivadores base:


Viver conectado e suas implicações.


Texto I
    O futuro da rede social Passei a segunda-feira no parque. O céu estava limpo em São Paulo. Sossego completo, mas o celular estava no bolso. Os dedos coçaram para postar uma foto no Instagram, consequentemente no Facebook e ter a receptividade instantânea daquilo que estava acontecendo comigo, sozinha, naquele momento. Postei. O que é essa força estranha? [...]
    O parque estava cheio de desconhecidos, sem nenhuma relação comigo. Abro o celular e resolvo ver o que estava sendo postado ali por outras pessoas. Fotos de bebês. Cães. Amigos ao sol. Em minutos descubro pessoas, seus amigos, namorados e parentes. Elas estão ao meu redor, mas também entregam suas vidas a outro ambiente e para desconhecidos. Assumem a vida virtual e passam a construir outra existência sem se dar conta de que há alguém as observando. [...]

Texto II
    A relação entre as pessoas é mediada por uma relação entre máquinas. Há uma necessidade maior de consciência do seu corpo e da relação com outras pessoas. Se você não tem a consciência de que tem uma existência virtual, fica complicado ter controle sobre a sua própria vida.
Gilson Schwartz, sociólogo.

Texto III
    [...] Educadores, psicólogos e neurocientistas ainda não chegaram a um consenso quanto à forma como nosso cérebro trabalha para valer. Uns creem que o pensamento é linear e que não fomos equipados para multitarefa, enquanto outros afirmam que a massa cinzenta é feita para funcionar em rede e em várias frentes de pensamento, contrariando as noções pedagógicas de linearidade.
    Segundo Maria Aparecida Mamede, professora emérita da PUC-Rio nas áreas de educação e psicologia, estudos recentes comprovam que o cérebro está constantemente se “construindo” e que toda a filosofia de ensino deveria sofrer uma reengenharia, abandonando a noção da sequencialidade de pensamentos e tarefas e abraçando a vastidão de possibilidades do intelecto.

Texto IV
Com base em sua vivência e nas ideias expressas nos textos lidos escreva uma dissertação argumentativa sobre o seguinte tema: “Como lidar com as transformações provocadas pelo domínio da tecnologia”. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.
    Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa e não ultrapassar 30 linhas.

REDAÇÃO 

A problematização das redes sociais já chegou nos cinemas. A produção serial American Crime, por exemplo, retrata o uso indiscriminado das redes sociais ao serem divulgadas informações e fotos do abuso sexual ocorrido com o protagonista da trama. Porém, o caso não é meramente fictício. Inúmeros novos casos relacionados ao uso indevido de tais recursos se multiplicam pelo mundo, já que a falta de preparo e cuidado ao compartilhar dados pessoais não acompanham o desenvolvimento das tecnologias mundiais. 

Deste modo, nos últimos anos, com a popularização das redes sociais, o numero de jovens utilizadores destas cresceu exponencialmente. Estima-se que, segundo pesquisa feita pelo site TIC Kids Online Brasil, quase 90% dos jovens brasileiros sejam colaboradores das redes e que já existam crianças de até seis anos utilizando-as. Porém, muitos perfis criados são falsos, favorecendo que aliciadores de menores se escondam por trás de computadores a procura de novas vítimas. Esses abusos de aliciadores já aconteceram com cerca de 40%  de todos os usuários, segundo a organização americana Pew Reserach Center em pesquisa no ano de 2014.

Todavia, apesar dos problemas existirem, ainda há muitos empecilhos para um efetivo controle. Redes em que se é exigido maioridade, não possuem nenhuma barreira para o bloqueio de menores de fazer o uso, permitindo-os. Além disso, há uma enorme pressão da sociedade para que o contato com as tecnologias comece precocemente, pela justificativa de que não haverá acompanhamento da criança frente a globalização avassaladora. E também, há pouco auxilio do governo, visto que o numero de servidores públicos para investigação de crimes virtuais é insuficiente se relacionado com a demanda.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A Ordem dos Advogados do Brasil deve disponibilizar um maior numero de defensores públicos para investigar e julgar os casos e o governo por disponibilizar cartilhas e um canal de apoio e denúncias aos pais e responsáveis para maior auxilio de como proceder. E além disso, as grandes empresas envolvidas devem estar de acordo de uma idade mínima dos usuários e disponibilizar informações ao judiciário, para que minimizem os efeitos de seus produtos em toda uma sociedade.  


Correção nos critérios ENEM 
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Huender Cardoso
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Resolvido Re: Viver conectado e suas implicações

Mensagem por Vinicius Otoni em Qua 27 Jul 2016, 11:54

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto

Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Demais membros: gentileza ficarem à vontade para opinar sobre essa redação, antes e após a correção oficial!

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: Viver conectado e suas implicações

Mensagem por Davidson Jones em Sab 30 Jul 2016, 15:18

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.



COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência


Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 920 Pontos em 1000 possíveis

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Resolvido Re: Viver conectado e suas implicações

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