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Jovens atuais alienados com a tecnologia

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Resolvido Jovens atuais alienados com a tecnologia

Mensagem por Fernando Silva em Sab 23 Jul 2016, 19:45

Relação do Jovem Com a Tecnologia




Conectados ou alienados, os jovens cada vez mais ficam viciados no mundo
virtual, seja em jogos, redes sociais, ao longo do tempo fica mais viciante, e atraem
os olhos e a atenção. Claro a tecnologia pode facilitar a vida de estudantes, assim
como pode dominar sua vida, e resumir a apenas ela.


Com uma infinidade de sites, tutorias e cursos online, a internet pode
ser mais um instrumento para decolar na vida profissional. E normal um aluno(a)
procurar na internet conteúdos para estudar ou revisar algo que não entendeu, na
internet também contem milhares de livros disponíveis para baixar gratuitamente, e
sem sair da sua cadeira aprender e receber certificados em cursos online.


Uma forma rápida e eficaz de comunicação, a internet foi criada para aproximar
as pessoas. O uso errado e exagerado das redes sociais fez o plano inicial fracassar
e os resultados ser totalmente contrários, em grupos de jovens hoje cada uma fica
vidrado no seu jogo ou na sua conversa com uma pessoa que talvez nem conheça, e
esquece as pessoas e o mundo ao seu redor.


Logo, o que vemos não é uma culpa da tecnologia, e sim dos usuários dela.
A maioria dos jovens atuais não sabe usar o instrumento para o seu favor, e o que
poderia servir como instrumento de ajuda, torna-se instrumento de destruição e 
alienação.
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Fernando Silva
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Resolvido Correção Não-Oficial e Dicas

Mensagem por Gabriel Lucas de Castro em Sab 23 Jul 2016, 21:09

Fernando, seu texto está pouco coeso e coerente, além disso também percebem-se alguns erros recorrentes com relação ao uso da vírgula e a concordância verbal; exemplos: não se usa vírgula antes do "e" quando ele exerce sentido de conexão entre duas idéias/orações "pode facilitar a vida de estudantes, assim como pode dominar sua vida, e resumir a apenas ela" (vírgula inadequada). Também ficou um pouco confuso essa frase! O termo "sua vida" não fez referência com "estudantes" como imagino que era a sua intenção. A parte "dominar sua vida" poderia ter sido substituída por "domina-la", para acabar com a repetição da palavra "vida" e se referir a estudantes. 


Tente pegar esse exemplo para perceber os outros erros semelhantes no seu texto e busque reescreve-lo!  Wink


Ah, outra coisa importante a ressaltar é sobre a estrutura do seu texto, que se mostra pouco coesa e coerente. Busque conectar suas idéias parágrafo à parágrafo e melhorar sua introdução. Por exemplo, na introdução você apresenta a temática e faz uma espécie de resumo sobre o que vai tratar durante seu texto. 
No outro parágrafo apresente informações à respeito do tema (recomendo a leitura de textos e de outras redações sobre o tema "geração z") E sem seguida, no mesmo parágrafo ou em outro (vai depender da estrutura do primeiro parágrafo)  busque argumentar sobre o seu posicionamento, tipo se você é contra ou a favor, etc. Sempre tentando problematizar o Tema da relação dos Jovens com a Tecnologia.(apontar quais os problemas, como eles estão presentes na nossa realidade atual, questionar os motivos desse problema ou o que esta sendo feito para resolve-lo etc.)


Você também pode contrapor idéias. Como você colocou no seu texto sobre as vantagens da tecnologia e o mal uso dela, use isso para confrontar esses dois argumentos. Exemplo: Apresente a ideia de que a tecnologia é benéfica e foi criada com a finalidade de ajudar e aproximar, em seguida use uma conjunção adversativa (,mas; porém; todavia; entretanto) para dizer que ela não é usada dessa forma pelos jovens ultimamente (como você apresentou no último parágrafo) 
Como imagino que sua proposta seja um texto dissertativo-argumentativo para o ENEM, por exemplo, então no final você também deve apresentar uma proposta de intervenção, baseada nos argumentos que você dissertou ao longo do texto, ou seja, uma maneira de resolver os problemas que você apontou.




Continue treinando e praticando sua escrita e tenho certeza que conseguirá progredir muito! E lembre de tentar reescrever seu texto com base nas coisas que apontei, e quando terminar leia ele em voz alta e perceba se os parágrafos se completam e estão entendíveis. abraços!  


Critério 01: Domínio da Linguagem Formal: 120 
Critério 02: Compreensão da Proposta: 150
Critério 03: Seleção, Organização de Fatos/Argumentos: 90
Critério 04: Domínio dos Mecanismos Linguísticos: 90
Critério 05: Apresentar Proposta de Intervenção: 0


Nota final: 450 em 1000
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Gabriel Lucas de Castro
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Resolvido Re: Jovens atuais alienados com a tecnologia

Mensagem por Vinicius Otoni em Ter 02 Ago 2016, 12:47

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto

Aqui no site, é permitida a Correção Colaborativa, ou seja, os membros podem corrigir as redações um dos outros. De qualquer forma, os nossos corretores oficiais irão avaliar o seu texto. Demais membros: gentileza ficarem à vontade para opinar sobre essa redação, antes e após a correção oficial!

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: Jovens atuais alienados com a tecnologia

Mensagem por Juliana Gavassi em Qua 03 Ago 2016, 03:19

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.

2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.

5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 520 Pontos em 1000 possíveis



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Resolvido Re: Jovens atuais alienados com a tecnologia

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