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TEMA: A persistência do racismo na sociedade brasileira.

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Resolvido TEMA: A persistência do racismo na sociedade brasileira.

Mensagem por Uann Vieira em Qui 04 Ago 2016, 09:48

Racismo: triste página construída através da nossa história. 

Brasil, um dos países com maior índice de desenvolvimento humano (IDH) e de afrodescendentes fora do continente africano, apresenta fortes laços racistas existentes ligados a sua história de exploração e hierarquia social. A persistência do racismo na sociedade brasileira contemporânea apaga a ideia de que há no país uma democracia racial existente. O negro figura o grande objeto dessa problemática que sem uma aliança governo-cidadão não pode-se chegar na eliminação dessa doença secular que tanto infesta nossa sociedade.

O racismo, segmento de discriminação de uma raça sobre a outra, surgiu quando o negro figurava como uma criatura sem alma e digno da exploração. Com passar dos séculos, surge o capitalismo como sistema, disseminando a sociedade em classes. Consequentemente, a desigualdade social e divisão racial. É no interior dessa lógica, na sua contemporaneidade, que o racismo tende a persistir. Passando dos mais velhos aos mais novos. Persistência essa que é explicitada na quantidade de negros que apodrecem nas prisões ou que são violentamente assassinados pelas forças policiais, sendo em sua maioria populações de classe pobre e analfabeta.

A persistência se dá dos maiores aos mínimos detalhes no interior da nossa sociedade: quando o lápis de cor clara, é cor de pele; o negro, cor das sombras. Pode ser explicitado nas constituições das favelas, que relembram a ideia dos quilombos; na "demonificação" das crenças afro-brasileiras cultuadas no país, ou, em comentários ofensivos nas redes sociais. Negar que uma preconceito racial existe no Brasil, é negar a existência do racismo, e, consequentemente, prolongar ainda mais sua persistência. Ajudando a promover ainda mais a figura da preta nas novelas, colocada como empregada da branca; no baixo número de negros existentes nos cursos superiores ou ocupando cargos políticos ou executivos.

Portanto, a figura do estado surge como defensor de todos à serviço da constituição, sendo de total importância para pular essa triste página construída através da história. Porém, não basta só legislar, é preciso civilizar. O direitos humanos precisam ser fiscalizados, honrados e respeitados. A persistência do racismo só pode ser tratada, e, por fim curada, com criações de políticas que envolvam todo ordenamento social, econômico e educacional. A miscigenação das raças na sociedade brasileira é um recorte fundamental da sua rica cultura e da história que todos travaram juntos em prol da soberania nacional.

Uann Vieira
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Resolvido Re: TEMA: A persistência do racismo na sociedade brasileira.

Mensagem por Vinicius Otoni em Ter 16 Ago 2016, 08:24

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: TEMA: A persistência do racismo na sociedade brasileira.

Mensagem por Juliana Gavassi em Qua 17 Ago 2016, 22:02

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 960 Pontos em 1000 possíveis



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Juliana Gavassi
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