FACEBOOK
TWITTER

TEMA:O uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido TEMA:O uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Mensagem por Leticia de araujo sousa em Dom 28 Ago 2016, 15:29

É inegável afirmar que a tecnologia tem revolucionado o Brasil e o mundo, mudado a forma de pensar e interagir. As formas de conexão digital começaram a aparecer nos lugares mais inusitados, e atualmente, foram postos em discussão seus benefícios e desvantagens quanto à sua utilização nas salas de aula.
 
É impossível sair às ruas e não observar dezenas de pessoas conectadas a seus aparatos digitais; este fenômeno, já em demasiado difundido hodiernamente, é mais popularizado entre os jovens, que mesmo em ambiente escolar insistem em utilizar seus celulares enquanto assistem a aulas. Sob a desculpa de haver a possibilidade de digitar, jogar ou ouvir música e ao mesmo tempo aprender na sala de aula persiste a utilização dos pequenos telefones móveis, o resultado, já comprovado por especialistas, é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentado sob a forma da dispersão, falta de foco e atenção, que acarreta no pouco rendimento das aulas e aprendizado.
 
Relativo à tecnologia, é perceptível que não se pode ficar alheio a ela, uma vez que diversos aplicativos e redes difusoras de informações podem ser utilizados em benefício a quem sabe selecioná-los e separar o útil do fútil. Em sua conhecida ciência, Charles Darwin afirma que seres vivos que mais sobrevivem não são os mais fortes, mas sim os melhor adaptados; por conseguinte, ao conformar este conhecimento à modernidade sabe-se que é necessário dispor dos meios tecnológicos com inteligência. Infelizmente, muitos alunos ainda lidam com a tecnologia de modo inadequado e acabam ilusoriamente dando prioridade a assuntos menos necessários, o que prejudica o seu futuro.
 

Para conciliar a tecnologia ao aprendizado, não é necessária a abolição de smartphones para o estudo. Durante as aulas, a fim de que não ocorram dispersões e se amplie o foco imprescindível é o total foco no professor, por isso, nenhum aparelho digital deve substituí-lo não obstante, para complemento do aprendizado escolar podem ser implantados por alunos, professores e a escola meios de interação como grupos de debate de temas de aulas, equipes de estudo digital, espaço para pesquisas escolares e trabalhos com finalidade de incluir a tecnologia, como vídeos, áudios e entrevistas. Além destes meios, os conjuntos de difusão de informação também podem contribuir com a criação de plataformas de estudos, a exemplo do programa Hora do Enem parceria do MEC e empresas ligadas à educação que com exercícios vídeos e simulados atingem o equilíbrio entre a tecnologia e os estudos.
avatar
Leticia de araujo sousa
Sou nível 2
Sou nível 2

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/05/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: TEMA:O uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Mensagem por Vinicius Otoni em Ter 30 Ago 2016, 20:16

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

___________________________________________________________

www.clubedosestudantes.com
Olá Convidado,



Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.




avatar
Vinicius Otoni
Auditor Máximo
Auditor Máximo

Mensagens : 1847
Data de inscrição : 13/02/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: TEMA:O uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Mensagem por Juliana Gavassi em Qui 08 Set 2016, 02:13

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 760 Pontos em 1000 possíveis



Correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.

___________________________________________________________

www.clubedosestudantes.com
Olá Convidado,



Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.




avatar
Juliana Gavassi
Corretora (Diretora) do Clube
Corretora (Diretora) do Clube

Mensagens : 656
Data de inscrição : 09/05/2014
Idade : 25

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: TEMA:O uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum