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Redução da maioridade penal

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Resolvido Redução da maioridade penal

Mensagem por iany pinheiro em Qua 07 Set 2016, 10:59

   Um assunto que possui grande relevância na sociedade brasileira e precisar ser bastante discutido é questão descabida da redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos. Isso não deve ser autorizado por dois motivos: a falta de políticas sociais básicas e a superlotação das cadeias.
  Sabe-se que diminuir a maioridade penal é retroceder. Isto é, o estado deixaria de atacar as causas do problema para condenar o efeito, que é causado justamente pela sua ineficácia em oferecer politicas sociais básicas aos jovens, principalmente aos de baixa renda. Por exemplo, educação de qualidade, como também, oportunidades profissionalizantes. Nesse sentido, esses por não terem boas oportunidades na vida de forma digna, vêm nas facilidades do mundo do crime uma forma de se manter. Cabe ressaltar, que isso não resolveria o problema da violência, pois o traficante de drogas, por exemplo, que usa os menores de idade para se esquivar de seus crimes passaria a ter como alvos os adolescentes entre 12 e 15 anos. Logo, percebe-se que esta medida é equivocada e ineficiente.
  Ademais, é preciso destacar que os presídios brasileiros já atuam com superlotação. Isso acarreta uma série de problemas, uma vez que por não ter estrutura suficiente para agregar tantas pessoas,  os presos, muitas vezes, são mantidos em condições insalubres e perigosas. Nessa perspectiva, um relatório feito pela Unesco, apontou que o índice de reincidência do sistema prisional brasileiro é de 70% . Assim, por não haver uma preocupação com a ressocialização dos detentos, eles acabam voltando para vida criminal. Portanto, colocar os jovens em meio a esse caos os deixaria piores do que quando entrassem.
 Há quem afirme que as cadeias são verdadeiras escolas do crime.
  Por todos esses aspectos, pode-se concluir que não deve haver redução da maioridade penal. Pois, os jovens estariam pagando pela ineficiência do estado e isso não resolveria o problema .Por isso, o governo deve observar e aplicar os ensinamentos de Immanuel Kant que diz: ”O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Educação (MEC) melhore a qualidade de ensino das escolas públicas, como também, promova mais oportunidades de trabalho digno aos jovens, especialmente aos de condições sociais vulneráveis, por exemplo, ofertar cursos profissionalizantes em tempo integral. Tais medidas, mostram-se como tentativas cabíveis para solucionar problema.


Última edição por iany pinheiro em Sex 16 Set 2016, 17:01, editado 4 vez(es)
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iany pinheiro
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Resolvido Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por avila23 em Qua 07 Set 2016, 14:35

Só porque teu nome parece o meu, vou te dar uma dica: evita usar o ALÉM DISSO, é comum em redações pois as pessoas não conhecem ou não lembram de outros conectivos. E eu estou na torcida que caia esse tema, seria muito bom falar sobre.
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avila23
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Resolvido Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Vinicius Otoni em Dom 11 Set 2016, 11:08

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Resolvido Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por Davidson Jones em Sex 16 Set 2016, 20:02

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 920 Pontos em 1000 possíveis



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