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A mobilidade urbana no Brasil

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Resolvido A mobilidade urbana no Brasil

Mensagem por João Paulo Faro em Dom 11 Set 2016, 21:22

Com o crescimento das cidades, as novas necessidades de deslocamento pelo espaço urbano tornaram-se relevantes em diversos países do mundo. Nesse sentido, no Brasil, tal fato ultrapassa a vida cotidiana na medida em que o potencial móvel das cidades é explorado, causando prejuízos à cidanania, à vida social e ao motor econômico do país. É necessário um reordenamento nas políticas de mobilidade urbana de forma a corrigir um pragmatismo histórico.

A partir da década de 60, no Brasil, começou uma desorganização no espaço geográfico evidenciada pela falta de planejamento da construção dos centros urbanos ao longo do tempo e motivada pelo intenso fluxo de pessoas em direção às cidades. Devido a isso, atualmente, há vestígios ruins na mobilidade urbana em várias cidades do país, seja em aspectos comuns ao transporte público e privado - a exemplo de congestionamentos intensos em vias -, seja na infraestrutura precária dessas vias, muitas vezes esburacadas e com ausência de calçamentos e faixas exclusivas para determinados grupos como ciclistas e cadeirantes.

Tudo isso, além de influenciar diretamente no exercício da cidanania, traz consigo uma contradição que interfere diretamente no modo de viver das pessoas. As dificuldades recorrentes por quem requer mobilidade para procurar emprego ou ir atrás de suas responsabilidades diminui a qualidade de vida e prejudica economicamente o país. Segundo o IBGE, mais de 7 milhões de brasileiros demoram mais de uma hora para ir de casa até o emprego, o que significa cerca de 3 bilhões de reais de energia desperdiçados todo o mês no país. Em virtude disso, faz-se necessário encontrar outra alternativa ao transporte rodoviário, o qual está saturado, além da melhora da infraestrutura de forma que todos possam desfrutar do direito de ir e vir.

Portanto, é notório que a mobilidade urbana no Brasil necessita de reparos. Para isso, é necessário o incentivo público e privado ao transporte por trilhos em diversas cidades, a da implementação de VLT's e a ampliação de linhas de metrô existentes, pois além de serem baratos, não poluem o meio ambiente e dariam alternativa ao transporte rodovário, além que, com um serviço de qualidade, fariam mais pessoas se interessarem pelo transporte coletivo e diminuiriam a quantidade de carros particulares nas ruas. Ademais, é indispensável uma postura rígida do Governo Federal em relação à Política Nacional de Mobilidade Urbana, exigindo que as prefeituras façam as obras estruturais dentro do prazo previsto, pois são imprescindíveis à expansão da cidadania.

Obs: Corrigir com os critérios do Enem.
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João Paulo Faro
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Resolvido Re: A mobilidade urbana no Brasil

Mensagem por Vinicius Otoni em Ter 20 Set 2016, 02:53

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: A mobilidade urbana no Brasil

Mensagem por Juliana Gavassi em Sex 23 Set 2016, 19:49

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.

Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 960 Pontos em 1000 possíveis



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Juliana Gavassi
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