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As grandes metrópoles brasileiras e a mobilidade urbana no futuro

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Resolvido As grandes metrópoles brasileiras e a mobilidade urbana no futuro

Mensagem por willan em Ter 13 Set 2016, 21:21

O direito de ir e vir: paradoxo brasileiro

      A legislação brasileira dispõe que todo o cidadão tem o direito de ir e vir, mas, na realidade, não se mostra preocupada com isso. Relativo ao tema da mobilidade urbana no futuro e as grandes metrópoles brasileiras, é essencial discorrer sobre dois aspectos. Nas regiões em questão vivem, em um percentual acentuado, pessoas com poder aquisitivo considerável; além disso, existe um crescimento populacional desordenado nelas.

      Em uma primeira abordagem, é válido analisar sobre a população com um bom poder aquisitivo que vivem nas grandes metrópoles do país e como ela contribui negativamente para a problemática da mobilidade urbana. As classes A e B estão concentradas, em grande maioria, por exemplo, em estados como São Paulo (SP). Elas não aceitam utilizar os transportes públicos, pois isso interferiria em seus "Status" sociais, uma vez que esse sistema de mobilidade urbana é precário. Por isso, as rodovias desses estados estão saturadas com veículos particulares; aliás, ter um automóvel nos dias atuais é sinônimo de prestígio social.

      Conseguinte, é importante discutir a respeito do crescimento populacional descontrolado nas regiões em análise. Elas têm problemas em relação à natalidade descontrolada. Muitas famílias não adotam o planejamento a longo prazo para ter filhos, por exemplo, as adolescentes ficam gestantes prematuramente. Com essa falta de planejamento familiar, a administração pública não consegue acompanhar as demandas crescentes por transportes públicos eficientes, ocasionando, dessa forma, o caos desse sistema.

      Os governos das grandes metrópoles do Brasil devem, portanto, focar em políticas públicas capazes de otimizar a utilização dos transportes públicos pelas classes sociais mais abastadas. O paradigma de que a utilização desse sistema de mobilidade urbana é algo que demonstra desprestigio social deve ser desfeito. Além disso, as Secretarias da Educação, através das escolas, têm a obrigação de promover campanhas de orientação sexual aos adolescentes, mostrando-os sobre a importância do planejamento familiar.

Por gentileza, corrija no formato do ENEM.
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willan
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Resolvido Re: As grandes metrópoles brasileiras e a mobilidade urbana no futuro

Mensagem por Vinicius Otoni em Ter 20 Set 2016, 02:54

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: As grandes metrópoles brasileiras e a mobilidade urbana no futuro

Mensagem por Juliana Gavassi em Sex 23 Set 2016, 20:04

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 960 Pontos em 1000 possíveis



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Juliana Gavassi
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