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Votar em palhaço é uma forma de protestar?

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Resolvido Votar em palhaço é uma forma de protestar?

Mensagem por Mari Barbon em Dom 18 Set 2016, 18:26

Desde o início da República, o sistema político brasileiro enfrenta grandes impasses de caráter ético, pois, infelizmente, desacredita grande parte dos eleitores em relação aos postulantes de cargos públicos, e além disso, cerca de 1,3 milhões de votantes preferem eleger um palhaço a deputado federal a que um político dito corrupto. Porquê?

  Em um contexto histórico, pode-se afirmar que o sistema político no Brasil foi um infeliz cenário de golpes, bem como a eleição de Getúlio Vargas e a ditadura civil militar dos anos 60, assim como estadistas corruptos evidenciados principalmente com o impeachment do presidente Collor em 1992 e em operações como a Lava Jato e a Zelote, que investigaram sistemas criminosos com as verbas públicas. Para se ter uma ideia, desde modo, movimentos populares reúnem milhares de nacionalistas em o todo o país afim de protestar contra a corrupção e exigir medidas de investimentos na saúde, educação, indústria, sustentabilidade, entre outros direitos civis que são desfalcados devido a políticos desonestos.

  Ademais, durante as eleições de 2010, milhares de pessoas aderiram, ironicamente, ao slogan do deputado federal Tiririca: ''pior que tá não fica'', como forma de protesto ao elegerem um palhaço a um cargo tão importante no STF. Segundo a UFPR, a atuação de Tiririca no cargo público foi inócua e mostra que número de votos não significa poder, pois o palhaço não fez praticamente nada, e além disso, dançarinas, cantoras funk e até mesmo animais já concorreram a cargos importantes com número de votos extremamente altos. Com esta dimensão, é evidente que o brasileiro clama por uma reforma política, esta que atualmente é integrada, infelizmente, por alguns governantes antiéticos.

  Portanto, são necessárias medidas a serem tomadas afim de solucionar a problemática. Tendo em vista os protestos populares e os vexames de corrupção, é indispensável uma legislação rígida e que exclui totalmente o corrupto dos cargos públicos, e  exigir do candidato pelo menos um conhecimento político para programar projetos de leis eficientes. Tal política, para Ernest Renan:''Para a política o homem é um meio, para a moral é um fim. A revolução do futuro será o triunfo da moral sobre a política''.
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Mari Barbon
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Resolvido Re: Votar em palhaço é uma forma de protestar?

Mensagem por Vinicius Otoni em Qui 29 Set 2016, 17:01

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: Votar em palhaço é uma forma de protestar?

Mensagem por Davidson Jones em Qui 29 Set 2016, 17:42

Olá,

Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que estará disponível em breve. Nosso sistema de Correção Colaborativa permite que membros comentem a correção de outros membros. Portanto, você pode enviar uma Mensagem Privada, por exemplo, para alguns membros e pedir para que eles avaliem o seu texto, depois faça o mesmo com o texto deles. O membro que comenta a redação dos outros poderá ter o seu texto corrigido mais rapidamente pelos corretores oficiais.

COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.
4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência


Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 960 Pontos em 1000 possíveis

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