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tema: A cordialidade brasileira e suas consequências em discussão no Brasil

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Resolvido tema: A cordialidade brasileira e suas consequências em discussão no Brasil

Mensagem por Cicera em Qua 28 Set 2016, 12:28

  Na contemporaneidade muito se discute a cerca da cordialidade brasileira. Entrementes, ela é advinda da colonização e da escravidão. Logo, ela é maléfica para a sociedade uma vez que, impede o brasileiro de enxergar seus próprios erros, geralmente graves. Bem como, implica com a democracia vigente no país de modo que, a população age pela emoção ao invés da razão e isso atrasa os avanços sociais, políticos e econômicos.
   
  Decerto, a definição do historiador Sérgio Buarque de que o homem cordial é aquele que age pelos instintos do coração, é análoga ao termo jeitinho brasileiro que melhor define a sociedade atual. Posto que, quando os portugueses colonizaram o Brasil, os índios que aqui estavam, submeteram-se a cultura e a tradição dos colonizadores. Ademais, a escravaria deixou marcas internalizadas no preconceito com o negro. Consequentemente, o povo brasileiro visto como: polido e bem-educado é a causa de o país ter um alto índice de homicídios, assedio contra as mulheres em ônibus, trens e metrôs, discriminação, homofobia, entre outros. Além do pensamento machista, evidente nas informações que dizem que um em cada três pessoas entre homens e mulheres, acreditam que o estupro é motivado pelo comportamento feminino.

   Contudo, o impasse está longe de ser solucionado. Dado que, essa afabilidade também atinge a democratização do pais. Sobretudo porque, a amabilidade que deveria existir apenas dentro dos laços familiares é mais individualista, tanto que os brasileiros dificilmente se envolvem em causas sociais que ajudem a outros indivíduos, pensando sempre em si mesmo e deixando o resto em segundo plano. Dessa forma, os cidadãos acabam deixando a afetividade influenciar em situações publicas também, e com isso a sociedade perde. Visto que, são emocionalmente influenciados na hora da escolha dos seus representantes, prejudicando na maioria dos casos a política, a economia e a própria formalidade do país, que se encontra com elevado número de desigualdade social, educacional e econômica.

   Dado isso, é fundamental que a população e o Estado reconheçam que possuem falhas, que é uma nação em maioria preconceituosa, racista, machista e patriarcal. Ademais, é preciso que os indivíduos sejam conscientizados e punidos pelos seus erros. Para tanto, como disse Immanuel Kant: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele” assim, o MEC deve promover palestras em escolas para os alunos, com professores de sociologia e filosofia a respeito do comportamento do brasileiro e a importância de muda-lo. Além de campanhas midiáticas voltadas para o público adulto, viabilizadas pelo governo federal. Com isso espera-se que as crianças desde cedo tenham atitudes racionais e os adultos repensem seus atos e pensamentos e os mudem.

Cicera
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Resolvido Re: tema: A cordialidade brasileira e suas consequências em discussão no Brasil

Mensagem por Vinicius Otoni em Seg 17 Out 2016, 10:18

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: tema: A cordialidade brasileira e suas consequências em discussão no Brasil

Mensagem por Davidson Jones em Qua 19 Out 2016, 12:45

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 600 Pontos em 1000 possíveis



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Resolvido Re: tema: A cordialidade brasileira e suas consequências em discussão no Brasil

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