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TEMA: Cyberbullying e o avanço da tecnologia nos desvios da moralidade

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Resolvido TEMA: Cyberbullying e o avanço da tecnologia nos desvios da moralidade

Mensagem por Leticia de araujo sousa em Ter 18 Out 2016, 21:33

Segundo Zygmunt Buman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. O cyberbullying, que se intensificou nos últimos anos, tendo se mostrado como terrível atitude repressora e deficiência social, gerando danos a quem sofre com ele, reflete essa realidade.
 
A filosofia nos mostra com o célebre pensador Jean Jacques Rousseau que a sociedade corrompe o homem. Nesse contexto, pode-se pontuar que o cyberbulling é oriundo de inúmeros preconceitos e ideais imagéticos pré-estabelecidos que induzem milhões de jovens por meio de vídeos e blogs acentuadamente discriminatórios a submeter colegas a situações constrangedoras, com insultos covardes. É perceptível que, intimamente, o agressor não reconhece a positividade das diferenças individuais, o que demonstra a escassez de debates sociais perante a este novo fenômeno. Para acentuá-lo, a internet, que tem ascendido em diversas camadas sociais, dá a impressão de anonimidade aos agressores, que acreditam permanecer impunes.
 
Devido aos avanços de crimes virtuais cometidos na atualidade, sua visibilidade aumentou e ganhou reconhecimento nacional. No ano de 2016, foi sancionada a lei que institui o dia 7 de abril como o Dia Nacional do Combate ao Bullying. Esta medida, apesar e não apagar da memória de muitos o sofrimento causado por esta prática, chama atenção aos casos que surgem diariamente e à recuperação de quem resiste às agressões verbais, principalmente experimentadas em meios virtuais. As marcas promovidas por este processo de hostilização, alteram psicológica e fisicamente os ofendidos, podendo levá-los à depressão ou mesmo ao suicídio.
 

O combate à liquidez moderna e à corrupção de indivíduos, citado inicialmente, a fim de conter o avanço do cyberbullying no Brasil, deve tornar-se efetivo, uma vez que atitudes como essa podem prejudicar grande parcela da população. Sendo assim, instituições de ensino devem propor debates semanais com enfoque neste tipo de tema e em exemplos que ocorrem dentro destes ambientes. Outrossim, diálogos entre adolescentes ou crianças e seus responsáveis devem ocorrer sempre, aliados ao acompanhamento de sua rotina virtual, em consonância com frequentes alertas dos perigos fornecidos pelas redes do universo cibernético.

OBS: Favor corrigir de acordo com os critérios ENEM
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Leticia de araujo sousa
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Resolvido Re: TEMA: Cyberbullying e o avanço da tecnologia nos desvios da moralidade

Mensagem por Vinicius Otoni em Seg 07 Nov 2016, 05:58

Caro Membro,

O seu texto está de acordo com as regras e recomendações propostas pelo Clube: http://www.clubedosestudantes.com/t1617-orientacoes-para-postar-o-seu-texto
Dentro dos nossos prazos a redação será avaliada.

Texto liberado para correção!

Atenciosamente,
Vinicius Otoni.

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Vinicius Otoni
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Resolvido Re: TEMA: Cyberbullying e o avanço da tecnologia nos desvios da moralidade

Mensagem por Juliana Gavassi em Sex 11 Nov 2016, 01:53

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 920 Pontos em 1000 possíveis



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Juliana Gavassi
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