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Tema: As consequências do aumento de casos de microcefalia no Brasil

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Resolvido Tema: As consequências do aumento de casos de microcefalia no Brasil

Mensagem por jonathasantos1 em Seg 24 Out 2016, 00:26

            Muito se tem discutido, recentemente, acerca das consequências que o aumento de casos de microcefalia no Brasil vem causando. A cada dia que se passa, essa situação vem se tornando um problema, tornando necessária a tomada de medidas que apresentem uma solução definitiva que resolva a questão reduzindo e eliminando os números de casos no Brasil.
            A Organização Mundial de Saúde estima que o Brasil seja o país com mais número de casos registados nos últimos anos. Apesar dessa classificação, outros países também vêm se destacando muito como a Colômbia que já teve 29 casos confirmados. A microcefalia é uma malformação congênita que pode comprometer o desenvolvimento do bebê e que até o momento não teve uma cura desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde. Outra epidemia que vem preocupando a população Brasileira é o Zika Vírus, transmitida pelo Aedes aegypti que ainda não há um tratamento específico, mas formas de evitar a doença, como a hidratação podem prevenir a contaminação.
            Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Por falta de clinicas especializada na doença, muitos casos de microcefalia acabam ficando sem um tratamento específico. O restante dos casos que chegaram a ter atendimento, não conseguiram de fato nenhum tratamento, podendo levar os bebês à complicações. Ademais, muitos hospitais não tem tratamento e nem conhecimento de como lidar com a doença, perpetuando no aumento de números de casos com a doença sem uma solução. Além disso, muitos hospitais também não estão preparados para lidar com as pessoas com casos de Zika Vírus, levando muitas mulheres a abortos ilegais e várias mortes.
            Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde deve disponibilizar um maior número de leitos em hospitais especialmente para os casos de Microcefalia e do Zika Vírus. Além disso, o Governo Federal disponibilizará verbas para a construção de clinicas especializada no tratamento da Microcefalia, diminuindo os casos registrados no Brasil. De acordo com Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Assim sendo, o Ministério da Educação instituirá nas escolas palestras ministradas por psicólogos, que discutam o combate à microcefalia e divulguem as formas de prevenção com o propósito de conscientizar as futuras gerações.

jonathasantos1
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Resolvido Re: Tema: As consequências do aumento de casos de microcefalia no Brasil

Mensagem por Davidson Jones em Ter 15 Nov 2016, 04:30

Olá,


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COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 800 Pontos em 1000 possíveis



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