FACEBOOK
TWITTER

Geração 'Z'

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido Geração 'Z'

Mensagem por Beatriz Araújo em Seg 24 Out 2016, 02:55

Tema e textos motivadores da plataforma Projeto Redação

Quando "zapear" passa dos limites

Quando o matemático Alan Turing, durante a Segunda Guerra Mundial, criou o computador para criptografar mensagens nazistas, jamais imaginou que seu invento mudaria a vida de toda uma geração como aconteceu. Atualmente, essa invenção, aliada a internet, está presente no cotidiano de muitos, juntamente com smartphones, tablets, notebooks, consoles... Não obstante, tanta tecnologia é preocupante, já que, também, pode trazer malefícios.

Primeiramente, é válido discutir a respeito da "privação" que o mundo virtual, por vezes, proporciona. Essa situação é mais perceptível se houver a comparação das crianças de antigamente em relação as de hoje, pois brincadeiras entre amigos em parques, ruas, praças e escolas se tornaram cada vez mais raras ao longo do tempo, principalmente, devido a facilidade de acesso aos eletroportáteis digitais. Essa falta de interação com o mundo exterior e com pessoas de mesma faixa etária, quando pequeno, pode gerar problemas sociais e sentimentais na vida adulta.

Além disso, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a exposição frequente da luminosidade provocada por aparelhos digitais nos olhos pode causar e/ou agravar problemas na visão. Ademais, pesquisas divulgadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), comprovam que fazer atividades físicas na infância proporcionadas em brincadeiras como: pique-pega, esconde-esconde, corre cotia, amarelinha etc, são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea e, também, para prevenir a obesidade, doença crônica que, não raro, gera outras enfermidades como: diabetes e hipertensão, por exemplo.

Portanto, medidas são necessárias para resolverem o impasse. É fundamental que o Ministério da Saúde (MS) atue em conjunto com Organizações não Governamentais (ONGs) e com a mídia informando a sociedade sobre os riscos à saúde que as novas tecnologias trazem, principalmente, para as crianças. As prefeituras devem construir quadras públicas e parques infantis incentivando, assim, a prática de esportes. Ademais, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) poderia promover, nas escolas, palestras abertas à população possibilitando, dessa forma, o debate e o esclarecimento sobre questões do meio virtual/ser humano. Só assim, tendo como base a união da sociedade civil e do Estado, a "Geração Z" deixará de ser motivo de preocupações no Brasil.

Correção de acordo com os critérios exigidos pelo Enem

Obs: A palavra "zapear" presente no título está se referindo a uma definição de um dos textos motivadores.
(A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. Também troca de uma visão de mundo para outra, na vida.)
avatar
Beatriz Araújo
Sou nível 2
Sou nível 2

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/07/2016
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: Geração 'Z'

Mensagem por Davidson Jones em Ter 15 Nov 2016, 04:34

Olá,


Segue a versão gratuita de correção. Para uma correção mais detalhada, será necessário adquirir um Serviço Premium que está disponível na Loja do Estudante. Agora, você pode ter uma correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.




COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 680 Pontos em 1000 possíveis



Correção detalhada + explicações e instruções para melhorar a escrita por meio do skype ou hangouts + e-book de Redação + Videoaulas de redação + Bônus. Acesse a Loja do Estudante e escolha o melhor pacote de correção para você.

___________________________________________________________

www.clubedosestudantes.com
Olá Convidado,



Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.


avatar
Davidson Jones
Corretor (Gestor) do Clube
Corretor (Gestor) do Clube

Mensagens : 1802
Data de inscrição : 01/11/2012
Localização : Minas Gerais

http://foge.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum