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O desafio do desenvolvimento sustentável.

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Resolvido O desafio do desenvolvimento sustentável.

Mensagem por Isabela Gusmão em Ter 25 Out 2016, 12:29

TEMA: O desafio do desenvolvimento sustentável.
 


O desenvolvimento sustentável tem sido uma das principais ações em direção ao bem estar mundial, no presente e no futuro. Muito se deve ao pensamento de preservar os recursos esgotáveis do planeta, aliando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico de países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Porém, com o alto grau de industrialização dos países desenvolvidos e a precária situação nos países subdesenvolvidos, a ineficácia de suas teorias e políticas públicas, se tornam o grande desafio para a sua consolidação.

Com o aumento populacional e as revoluções industriais, neste século e nos séculos anteriores, os países imperialistas, se lançaram no mundo em busca de matéria prima, principalmente, em países com tamanha riqueza natural, como agua, clima, madeira, petróleo e carvão. Logo, promoveu não só a industrialização de toda uma coletividade, mas a ação antrópica, desprovida de consciência geológica, desenfreada em cima de recursos naturais, sendo eles, maioria não renováveis.  É no interior dessa lógica que surge o desenvolvimento sustentável, como alternativa para amenizar a ação do homem sobre o meio ambiente, preservando o pouco que sobrou dos recursos naturais, seja por meio de reciclagem, redução da emissão de combustíveis fosseis e de reutilização. 

No entanto, esse desenvolvimento passa por sérios desafios. Países desenvolvidos e em alto grau de industrialização não conseguem abaixar suas taxas de CO2 emitido na atmosfera, disseminando ainda mais a poluição e prejuízos a camada de ozônio. Recursos naturais como petróleo e carvão, tem sido usado intensamente, mesmo sendo esgotáveis. Terrenos férteis e ricos em biodiversidade, como o Brasil, são devastados pelo desmatamento de seus biomas e utilização de agrotóxicos nas suas terras, prejudicando não só a fauna e a flora, mas também, a estimativa de vida do seus habitantes ao longo prazo. Logo, a natureza não tem dado conta da demanda cobrada pelo desenvolvimento mundial. 

Portanto, o desenvolvimento sustentável, surge como o principal fator para a vida humana no futuro.  É necessário que haja mais cobrança, das nações unidas (ONU) para com a gestão pública dos países e empresas mais poluentes. A criação de ONGs nacionais, de campos de preservação, de investimento em geógrafos e estatísticos, é de grande fator para criação de um estudo empírico e científico que possa ser colocado em prática o mais rápido possível. Não só o meio ambiente precisa dessas políticas, como também, o futuro da humanidade. 



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Isabela Gusmão
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Resolvido Re: O desafio do desenvolvimento sustentável.

Mensagem por Juliana Gavassi em Sab 19 Nov 2016, 04:35

Olá,


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COMPETÊNCIA
CRITÉRIOS (níveis)
 
 
 


I
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
0. Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita
1. Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
3. Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
5. Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
 
 


II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
0. Foge ao tema proposto.
1. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo- argumentativo.
2. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do  tipo
textual dissertativo-argumentativo.

4. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
5. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.

 
 
 


III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
1. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
3. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
4. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
5. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
 


IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
1. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada.
2. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.
4. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
5. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
 


V
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0. Não elabora proposta de intervenção.
1. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
2. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
3. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
4. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
5. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detalhamento.
Aspectos considerados na avaliação de cada competência





Comp. Ia)  Adequação ao registro
•   Grau de formalidade
•   Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de
interlocução.
b) Norma gramatical
•  Sintaxe de concordância, regência e colocação
•  Pontuação
•  Flexão
c) Convenções da escrita
•  Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
•  Maiúsculas/minúsculas
Comp. IIa) Tema
•  Compreensão da proposta
•  Desenvolvimento do tema a partir de um projeto de texto.
b) Estrutura
•   Encadeamento das partes do texto
•   Progressão temática
 
Comp. IIIa) Coerência textual (organização do texto quanto à sua lógica in- terna e externa)b) Argumentatividadec)  Indícios de autoria
•  Presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.
Comp. IVa)  Coesão lexical
•  Adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc.
b) Coesão gramatical

• Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos etc.
 
Comp. VCidadania ativa com proposta solidária, compartilhada e inovadora.  
NOTA: 920 Pontos em 1000 possíveis



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Juliana Gavassi
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