FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês

TWITTER

Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil

Mensagem por Ana Louyse em Dom 09 Abr 2017, 19:24

A  vinda da corte portuguesa em 1808 ao Brasil propiciou, de forma gradual, os primeiros sinais da implantação de organismos educadores no Brasil, com a inauguração da primeira universidade no território.  No século XX, o presidente Getúlio Vargas ampliou esse conceito, reformando e popularizando a educação no país. Entretanto, a percepção de educação no Brasil contemporâneo foi distorcida pelo tradicionalismo escolar e a restrição da capacidade do aluno. 
           A escola transparece como uma instituição rígida e inflexível, desvinculada do dinamismo da vida contemporânea. Ela dissocia o uso das novas tecnologias da informação ao ambiente colegial, que acaba se tornando opressor para o aluno, pois perpetua a distância abissal entre os conteúdos das disciplinas ministrados e a realidade prática do jovem. Por conseguinte, ele infere que o conteúdo não é parte da sua vivência social, sendo apenas um aglomerado de teorias sujeitas ao descarte. 
          Para o filósofo Theodor Adorno, a educação deve visar tanto a libertação do homem por meio da formação acadêmica, quanto sua formação humanística. Todavia, tal plenitude do conhecimento é cerceada pelo atual sistema educacional vigente, tendo se transformado em mera mercadoria pedagógica em prol da "semiformação", conservando a tendência ao analfabetismo funcional. Esse aspecto resulta na continuidade do processo de banalização do conhecimento.
          A educação no Brasil é falha, mas promissora, tendo em vista a reformulação do sistema educacional. Para tanto, a família, célula mater da sociedade, deve proporcionar o acompanhamento do indivíduo, contribuindo para a formação de valores. Ademais, o Ministério da Educação deve atentar para a inserção das esferas prática e teórica no ambiente escolar, implementando programas de capacitação profissional dos professores e palestras de conscientização para os alunos. A informação é um instrumento de emancipação intelectual.

Corrigir com os critério do Enem.
avatar
Ana Louyse
Sou nível 1
Sou nível 1

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/10/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil

Mensagem por Mirian Vandreia em Sex 19 Maio 2017, 14:47

muito bom
avatar
Mirian Vandreia
Sou nível 1
Sou nível 1

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/05/2017
Idade : 22

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum