FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

Matheusz110

TWITTER

topico frasal + ampliação

Ir em baixo

Resolvido topico frasal + ampliação

Mensagem por lucasmarques em Qua 09 Jan 2013, 11:48

eu sou meio novo no forum e estou gostando muito de aprender a fazer redações aqui, entretanto eu tenho uma duvida de como começar os paragrafos do meu texto,como eu posso usar o topico frasal e a ampliação?

lucasmarques
Sou nível 2
Sou nível 2

Resolvido Re: topico frasal + ampliação

Mensagem por Kauê Bugmaer em Qua 09 Jan 2013, 15:16

Oi Lucas,

O tópico frasal é apenas uma síntese sobre o assunto a ser desenvolvido no texto. Já a amplicação é o desenvolvimento desse assunto. Para ampliar uma ideia existem vários recursos, como alusão histórica, causa e consequência, exemplificação e outros. Veja o exemplo abaixo:

TEMA DA REDAÇÃO: O MMA é um esporte como outros ou injustificada glorificação da violência?
TÍTULO DA REDAÇÃO: A inviabilidade do MMA
FONTE: Uol

Apesar de ser mundialmente reconhecido como esporte, o MMA, sem dúvidas, incita e estimula a violência. É inconcebível que a sua prática seja aplaudida e acolhida pela sociedade.

Os golpes utilizados no MMA são assustadores. Os atletas, muitas vezes, saem do octógono desacordados, com hemorragias graves ou até mesmo com membros fraturados. Esse fato não se trata de uma fatalidade ou anomalia, mas do propósito do jogo: "acabar" com o oponente.

TÓPICO FRASAL
AMPLIAÇÃO

Perceba que para ampliar ou desenvolver o tópico frasal o candidato fez a utilização da técnica da EXPLICAÇÃO, mostrando porquê os golpes do MMA são assustadores.

Abraços.
Kauê Bugmaer
Corretor (Gestor) do Clube
Corretor (Gestor) do Clube

http://foge.forum-livre.com

Permissão deste fórum: