FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho
 
ernan10s
 

TWITTER

temas polêmicos

Ir em baixo

temas polêmicos

Mensagem por xoli em Sab 10 Nov 2012, 13:38

Davidson, como devo me comportar diante de temas polêmicos?
Devo ficar "em cima do muro" ?
Assumo uma postura contra ou, a favor?
avatar
xoli
Sou nível 3
Sou nível 3

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/11/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: temas polêmicos

Mensagem por Kauê Bugmaer em Sab 10 Nov 2012, 16:59

Oi xoli, muito boa a sua pergunta. Alguns professores defendem que diante de temas polêmicos o aluno pode tanto ficar em cima do muro quanto se posicionar a favor ou contra. No meu entendimento, a redação é feita para defender um ponto de vista e mostrar por que o seu modo de pensar é o certo. A maioria dos vestibulares e concursos vão querer que você tome uma posição e defenda o seu ponto de vista. Uma boa técnica diante de temas polêmicos é utilizar a seguinte forma:
TEMA POLÊMICO: Pena de morte no Brasil: você é contra ou a favor?

Cogita-se, com muita frequência, da implantação da pena de morte no Brasil. Muitos aspectos devem ser analisados na abordagem dessa questão.
Perceba que nessa introdução a tese ficou meio que em cima do muro.

Os defensores da pena de morte argumentam que ela intimidaria os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos, dos quais costumeiramente temos notícia. Além do mais aliviaria, em certa medida, a superlotação dos presídios. Isso sem contar que certos criminosos, considerados irrecuperáveis, deveriam pagar com a morte por seus crimes bárbaros, tais como assassinatos a sangue frio, estupros, e ouros crimes chocantes.
Nessa primeira parte de desenvolvimento foi mostrado os motivos para implantar a pena de morte, utilizando-se a exemplificão.

Outros, porém, não conseguem admitir a ideia de um ser humano tirar a vida de um semelhante, por mais terrível que tenha sido o delito cometido. Além do mais, há registros históricos de pessoas executadas injustamente, pois as provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença. Por outro lado, a vigência da pena de morte, não é capaz de, por si, desencorajar a prática de crimes: estes não deixaram de ocorrer nos países em que ela já foi implantada.
Já nessa segunda parte de desenvolvimento foi mostrado os motivos pelos quais a pena de morte não deve ser implantada, utilizando-se a exemplificação para esse fim também.

Por todos esses aspectos, percebe-se que a questão divide opiniões. No entanto, deve-se levar em consideração que a implantação da pena de morte em países, como os Estados Unidos, não fez com que a quantidade de crimes regredissem. Por isso, a adoção desse sistema não trará grande eficácia no Brasil.
Perceba que o texto foi feito todo em cima do muro, mas na conclusão, o autor saiu de cima dele e se posicionou.

Bem, em temas polêmicos é sempre bom mostrar os "dois lados da moeda" e se posicionar no final. Como eu disse no início é admitido ficar em cima do muro ou se posicionar. No caso do Enem ou de vestibulares/concursos de caráter opinativo é bom se posicionar.

Essa, no entanto, não é a única técnica, existem outras também. Perceba, que não teria problema nenhum se o autor se posicionasse na introdução ou se posicionasse nos parágrafos de desenvolvimento.

Abraços.
avatar
Kauê Bugmaer
Corretor (Gestor) do Clube
Corretor (Gestor) do Clube

Mensagens : 1802
Data de inscrição : 01/11/2012
Localização : Minas Gerais

http://foge.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: temas polêmicos

Mensagem por xoli em Sab 10 Nov 2012, 18:27

Essa posição no final ficou ótima, vou me comportar assim diante de temas polêmicos. O correto é mostrar os "dois lados da moeda" e no final se posicionar.

Muito Obrigado, você eh o cara!!
avatar
xoli
Sou nível 3
Sou nível 3

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/11/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: temas polêmicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum