FACEBOOK
Os membros mais ativos do mês
Carla Carvalho

ernan10s

Matheusz110

TWITTER

Dúvida: Usa-se 3ª ou 1ª pessoa do plural em uma dissertação-argumentativa?

Ir em baixo

Resolvido Dúvida: Usa-se 3ª ou 1ª pessoa do plural em uma dissertação-argumentativa?

Mensagem por Melissa1998 em Qua 30 Jan 2013, 10:50

Olá!
Durante minha aula de produção textual, minha professora aconselhou-me dizendo que NUNCA deveria ser empregado 1ª pessoa do plural, apenas 3ª pessoa, em uma redação dissertativa-argumentativa. Porém, consultando o Manual de Redação do ENEM, verifiquei que algumas redações nota 1000 apresentavam 1ª pessoa do plural.
E agora?
Melissa1998
Sou nível 1
Sou nível 1

Resolvido Re: Dúvida: Usa-se 3ª ou 1ª pessoa do plural em uma dissertação-argumentativa?

Mensagem por Kauê Bugmaer em Dom 03 Fev 2013, 08:56

Oi Melissa,

A primeira pessoa (singular e plural) você pode usar em artigo de opinião e até mesmo na carta argumentativa. A terceira pessoa é o mais apropriado para redação dissertativa argumentativa, mas como você disse algumas organizadoras de vestibulares ou concursos admitem o uso da primeira pessoa do plural. Na dúvida procure ser imparcial, veja:

EXEMPLO:

Nós precisamos de um país que invista no ser humano.[Alguns vestibulares e concursos aceitam]

As pessoas precisam de um país que invista no ser humano.[Todos os vestibulares e concursos aceitam]

Leia o Regulamento do Fórum e evite penalizações.
Conheça os integrantes do Clube e trabalhe conosco.
Aprenda a utilizar o fórum. Veja as instruções da FAQ.

Kauê Bugmaer
Corretor (Gestor) do Clube
Corretor (Gestor) do Clube

http://foge.forum-livre.com

Permissão deste fórum: